> > > Estruturas metálicas

REFERÊNCIAS /

Estruturas metálicas

Qualquer tipo de edificação, de pequeno, médio ou grande porte, pode ser construído com estrutura metálica. Ela é feita, geralmente, com aço carbono MR250 ou A36, com aço altamente resistente AR350 ou A572 ou, ainda, com aço altamente resistente e anticorrosivo AR350COR ou A558.

A versão anticorrosiva é ideal para obras em regiões litorâneas. Existem diversas formas de proteger o aço, dentre elas, tinta específica, galvanização e associação ao concreto. Protegida, a estrutura de aço pode até ser aparente em localidades abrasivas.

Vantagens

O tipo de estrutura varia de acordo com o tamanho do empreendimento. Assim, em edifícios altos, costuma ser empregado o sistema misto, composto de perfis laminados tipo “W” ou “HP” nas vigas e nos pilares associados a lajes de concreto (ou steel deck); e em projetos com um ou dois andares, são usados perfis formados a frio e o sistema steel frame.

O ideal é que a estrutura metálica seja prevista no projeto arquitetônico para evitar adaptações futuras. Contudo, caso seja necessário alongar ou encurtar peças, isso pode ser feito no canteiro de obra. Definido o sistema construtivo, é preciso especificar cuidadosamente os materiais de acordo com a localização da obra e a resistência exigida. O projeto executivo deve ser desenvolvido por um engenheiro estrutural, que será responsável pelo cálculo estrutural. Essa etapa é extremamente importante para a segurança dos usuários, pois evita o subdimensionamento ou o superdimensionamento dos elementos de aço.

Já a fabricação e a montagem devem ser feitas por profissionais especializados, que seguirão as diretrizes para dimensões, recortes e furações presentes no projeto executivo.

Como a estrutura metálica é pré-fabricada (chega pronta ao canteiro de obra, só precisa ser montada), o tempo de execução da obra é reduzido em 50% em relação ao sistema de alvenaria, e a mesma redução é notada na necessidade de mão de obra. O peso por metro quadrado também é de 20% a 30% menor, pois as fundações que recebem as estruturas de aço são reduzidas.

Outro ponto positivo é a durabilidade e o perfeito alinhamento vertical da obra, obtido graças à precisão com que a estrutura metálica é fabricada. A vantagem do aço é sua versatilidade, que permite aos arquitetos criar grandes vãos e balanços sem pilares ou paredes estruturais.

A estrutura de aço é considerada sustentável, porque o aço é uma matéria-prima reciclável, o que diminui o impacto ambiental. Além disso, há menos necessidade de água e madeira e menor consumo de energia elétrica para a sua produção. Todas essas características somam pontos para a aquisição da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo