> > > BMW Welt

BMW Welt

BMW Welt
Parecendo uma nuvem flutuante, o projeto da BMW Welt, assinado pelo escritório Coop Himmelb(l)au, se sobressai em Munique. Destacam-se também as suas soluções sustentáveis Foto/Imagem:Divulgação Coop Himmelb(l)au

Edificação escultórica

Ao projetar a BMW Welt, na cidade de Munique (Alemanha), o escritório austríaco Coop Himmelb(l)au buscou criar uma arquitetura marcante, como costuma fazer em seus projetos, sempre esculturais. Na BMW não foi diferente: com 28 metros de altura e 48 metros de circunferência, o edifício pode ser avistado de longe.

Seus 25.000 m² de área construída exigiram nada menos que 4.000 toneladas de aço, resultando numa estrutura com aparência de uma nuvem flutuante.

Cinco blocos, um único projeto

A obra é composta por cinco blocos temáticos: hall de entrada, première, fórum, gastronomia e prédio corporativo.

No hall, os arquitetos criaram um ambiente com entrada de luz natural e artificial, naturalmente ventilado, além de ter eficiência acústica, influenciando no sentimento de bem-estar dos frequentadores.

Na área do première ficam abrigados os carros da BMW que estão à venda. Estimasse que o volume de negócios é de 40 carros por hora ou 250 carros por dia.

BMW Welt - Edificação escultórica<BR>
A construção da BMW Welt exigiu 4.000 toneladas de aço. O edifício mede 28 metros de altura e 48 metros de circunferência Foto: Coop Himmelb(l)au

Já o fórum e também auditório é uma área de eventos com capacidade para até 1.200 pessoas, equipada para atender a todas as especificações de um teatro ou sala de conferências. Os sistemas de instalações técnicas desta área foram concebidos de forma independente, com um plano de integração com o restante da arquitetura.

O espaço onde abriga as funções gastronômicas possui soluções que procuram garantir o bem-estar dos usuários.

Por fim, o prédio corporativo, que são as duas torres ao fundo, são edifícios usados como espaço de exposição e eventos especiais ou reservados e também como áreas de administração. Essa edificação é integrada com o restante da arquitetura por meio de passarelas.

Sustentabilidade

O projeto foi feito com métodos ecológicos usando de alta tecnologia e todo o edifício faz uso de recursos naturais. As superfícies de revestimento auxiliam na regulação de isolamento térmico. Além disso, com 3660 painéis solares com potência de 810 kWp conectados a uma cobertura de aço inoxidável, o projeto conta com sistema de energia solar, o que colabora para o baixo consumo de energia.


Escritório

Coop Himmelb(l)au10 projeto(s)

Local: MU, Alemanha
Início do projeto: 2001
Conclusão da obra: 2007
Área do terreno: 25.000
Área construída: 73.000

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo