> > > Recepção

REFERÊNCIAS /

Recepção

A recepção é um ambiente indispensável para o programa de projetos corporativos, hoteleiros, hospitalares e outras construções que recebem público externo. O espaço é destinado ao atendimento de pessoas e também pode figurar como cartão de visita de empresas.

Dessa forma, é fundamental que a recepção conte com soluções arquitetônicas que ofereçam estética, conforto e fácil acesso aos demais ambientes. Veja nossa seleção de fotos e inspire-se!

Visual adequado e funcional

Um dos principais passos para adequar o ambiente ao seu uso é orientar bem o layout, de modo que a disposição do mobiliário, os revestimentos e as cores estejam em equilíbrio.

Para evitar exageros, é recomendado limitar tonalidades vibrantes a algumas paredes, objetos e/ou revestimentos. O visual não pode trazer informações em excesso ao visitante e nem ser muito inexpressivo a ponto de desinteressá-lo.

Entre os revestimentos indicados para as recepções estão materiais como madeira, vidro ou aço. A melhor opção vai depender do conceito do projeto arquitetônico. Contudo, recomenda-se que as soluções adotadas proporcionem absorção acústica, redução no consumo de energia, resistência a alto tráfego, funcionalidade, e facilidade de limpeza e manutenção.

Iluminação

Todo ambiente corporativo requer um bom projeto luminotécnico, uma vez que está provada sua relação com o bem-estar das pessoas. Neste caso, o ideal é que o projeto atenda à NBR 8995/1, que estabelece a quantidade de luz adequada para cada espaço.

O trabalho deve levar em conta aspectos de paginação da recepção, como incidência de luz natural; pé-direito alto ou baixo; presença ou ausência de cortinas e espelhos; e a cor e o material do mobiliário e dos revestimentos.

Segurança e acessibilidade

Sistemas de segurança e de sinalização devem ser previstos nesses ambientes, além da acessibilidade, que é um direito de todos. Para isso, o projeto deve atender às determinações construtivas da norma técnica NBR 9050/04.

Os balcões devem ter extensão mínima de 0,90 m e altura máxima de 0,90 m do piso. Além disso, é necessário utilizar piso tátil direcional da calçada até o balcão.

Mobiliário

Nas recepções, é muito comum que as pessoas precisem aguardar. Portanto, é crucial a presença de sofás, cadeiras e/ou poltronas. A melhor escolha dependerá do tamanho do ambiente — as proporções devem se adequar ao espaço — e ao perfil de público que frequenta o edifício, sendo que a ergonomia prevalece como fator primordial.

O balcão deve corresponder ao seu uso, permitindo o arquivamento de documentos e acomodação de equipamentos. Seu design pode ser feito sob medida, de acordo com o projeto da recepção, adequando-se ao conceito geral da obra. Esculturas e decorações diversas também são bem-vindas.

Quer saber mais? Leia nossas dicas para especificar o revestimento em áreas corporativas. E mais: Pisos de escritórios e hospitais, uma escolha técnica

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo