> > > Áreas de lazer

REFERÊNCIAS /

Áreas de lazer

Utilizadas para descansar ou receber parentes e amigos, as áreas de lazer encontram-se geralmente em espaços externos e têm características que variam de projeto a projeto, de acordo com a metragem disponível. Os condomínios residenciais também são adeptos dessas áreas, que proporcionam aos moradores espaços compartilhados para reuniões e divertimento.

Esses ambientes podem ser arquitetados e decorados de mil maneiras, de acordo com a necessidade e o gosto de quem mora ou projeta. Alguns contam apenas com varanda e churrasqueira, enquanto outros possuem piscinas e projeto paisagístico.

Inspire-se com nossa seleção de áreas de lazer!

Ter a residência totalmente voltada para a área de lazer é o resultado ideal em um projeto que preza pela integração e bem-estar. Se antes a varanda – protagonista desse espaço – era apenas uma parte da casa, hoje ela se integra com a sala de estar, com o espaço de churrasqueira e com a piscina, criando um espaço de convívio muito mais completo e funcional. Para que esses ambientes se unam de maneira mais fluida, muitos projetos arquitetônicos costumam apostar na ausência de paredes e divisões e na transparência do vidro.

Quando a residência é menor, é comum encontrar áreas de lazer mais enxutas, apenas com um bar e uma churrasqueira. Nesses casos, uma boa forma de deixá-las mais atrativas é incluir mesas de jantar, fornos de pizza ou um pequeno espaço de estar.

A importância das varandas

Além de imprimirem o estilo dos moradores, as varandas servem de elo entre os ambientes internos e externos. E mais: geralmente são elas que abrigam a área gourmet.

Com churrasqueira, mesas, cadeiras e outros atrativos de cozinha, o espaço é usado para as refeições e reuniões de família e amigos. Por isso, é muito comum que ele seja integrado à piscina ou ao jardim, pois todos podem usufruir dos diferentes ambientes e ainda permanecer reunidos.

Piscinas valorizam espaço

Com as muitas opções de formatos e estilos – que vão desde bordas infinitas até revestimentos coloridos e modernos –, as piscinas valorizam, e muito, as áreas de lazer. Principalmente nas estações quentes, condôminos e moradores utilizam bastante o elemento para se refrescar e relaxar.

Elas agregam sofisticação e bem-estar, pois podem vir acompanhadas de cascatas, iluminação especial, decks, espreguiçadeiras, spas, duchas e demais elementos que oferecem conforto às pessoas.

Outros elementos

O paisagismo é uma opção bastante procurada para garantir estética diferenciada e maior contato com a natureza nas áreas de lazer. Os projetos geralmente envolvem a inserção de plantas e flores especiais – escolhidas de acordo com a região e o clima –, além de decks e pedras que formam caminhos. Outro elemento muito importante é o pergolado, aberto ou fechado com vidro ou plantas trepadeiras, que garante um ar romântico ao espaço.

Toldos e tendas para sombreamento acima de cadeiras e espreguiçadeiras também são boas opções para proteger do sol e proporcionar frescor durante o descanso.

Leia também: Que a área de lazer seja muito bem-vinda na sua casa ou apartamento. E: Soluções para acabamento de piscinas

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo