> > > Vistas e paisagens

REFERÊNCIAS /

Vistas e paisagens

Tudo muda de perspectiva quando se tem a presença de belas vistas e paisagens. Seja no quarto do hotel, na varanda de casa, no deck da piscina ou em outro local que possibilite apreciar o espetáculo, a possibilidade de contemplação da natureza sempre encanta.

O projeto arquitetônico ganha um toque especial quando dispõe de um entorno naturalmente belo. Um rico diálogo pode surgir dessa combinação, e ambos podem se complementar como se tivessem sido feitos um para o outro.

Nosso acervo possui inúmeros projetos com vistas e paisagens. Inspire-se!

Quando uma residência, restaurante, apartamento ou outro tipo de empreendimento tem a natureza a seu favor, é fundamental saber aproveitá-la ao máximo. Grandes aberturas para portas e janelas e o uso de esquadrias de vidro de grandes dimensões são recursos frequentemente aproveitados pela arquitetura com o intuito de criar mirantes que convidem à contemplação do espetáculo.

Um fenômeno interessante em empreendimentos com vistas e paisagens é o fato de elas se apresentarem de maneiras diferentes a cada momento do dia. As cores da manhã nunca são as mesmas daquelas percebidas no finzinho da tarde. Da mesma forma, quando muda-se o local (do andar de baixo para o de cima, por exemplo), muda-se a experiência de contemplação.

Aliados

Em projetos com vistas, alguns elementos, se bem utilizados, estabelecem perfeita sintonia com o entorno. É o caso de um pergolado, posicionado, por exemplo, em um pomar com um lago à sua frente. Capaz de transmitir sensação de aconchego e serenidade, esse elemento pode ser coberto por plantas trepadeiras, flores e frutos, oferecendo sombra aos usuários.

Da mesma forma, uma piscina de borda infinita pode ser usada para estabelecer vínculo com o oceano à sua frente, criando a sensação de que ambos são um só elemento.

Paisagismo

Em certos casos, arquitetos contam com a ajuda do projeto paisagístico para valorizar ainda mais as vistas e paisagens originais do terreno. A intenção é que o exterior (paisagem) opere como uma moldura, na qual será pintada a gravura (o projeto).

Com estruturas leves e materiais estrategicamente escolhidos, o conjunto pode ganhar vida e tornar-se parte integrante daquele cenário, para a sorte daqueles que irão usufruir do espaço.

The Singular Patagonia, Apartamento na Urca, Casa em Ubatuba e Casa AL são alguns dos projetos que têm vistas deslumbrantes. Confira!

Veja também: referências de áreas de lazer e decks

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo