> > > PANEUM - Wunderkammer des Brotes (House of Bread II)

PANEUM - Wunderkammer des Brotes (House of Bread II)

PANEUM - Wunderkammer des Brotes (House of Bread II)
Com arquitetura monumental, o PANEUM pode ser avistado de longe e se destaca na paisagem da cidade austríaca Asten. O projeto é do escritório Coop Himmelb(l)au Foto/Imagem:Markus Pillhofer

Obra de arte a céu aberto

O escritório austríaco Coop Himmelb(l)au projetou o centro de exposições, PANEUM - Wunderkammer des Brotes (House of Bread II), criando dois edifícios sobrepostos e com formatos bastante diferentes. O primeiro é retangular, com linhas retas e feito de concreto, lembrando uma caixa. O segundo está na parte de cima, com estrutura monumental feita de madeira arredondada e revestida com telhas de aço inoxidável.

A escolha dos materiais foi imprescindível para distinguir a diferença entre as duas estruturas. Grandioso e imponente, o prédio destaca-se das demais construções da região onde foi inserido, na cidade de Asten (Áustria).

Design singular

O prédio da base, feito de concreto, abriga as salas de eventos e é uma área que pode ser usada para apresentações, recepções ou oficinas, com capacidade para até 120 pessoas. Já o prédio secundário, na parte de cima, feito de madeira e aço, abriga uma área de exposições. A inspiração para o seu design veio do período barroco.

PANEUM - Wunderkammer des Brotes (House of Bread II) - Obra de arte a céu aberto
Escultórica, a escada interna em espiral é um dos destaques do projeto Foto: Markus Pillhofer

O centro do projeto é formado por um átrio circular, sendo que os itens de exposições ficam suspensos no topo, como um candelabro. Esse átrio é fechado por uma escultórica escada em espiral e é ela que proporciona acesso aos dois níveis. O átrio também é iluminado naturalmente do ponto alto, refletindo no interior da obra. A fim de obter acessibilidade, todos os andares contam com elevadores.

Por dentro, a estrutura do edifício monumental apresenta suas formas e materiais de maneira natural. Ele é coberto por madeira autoportante desenvolvida sob medida para a estrutura da exposição. Este método de construção permite uma criação mais livre.

A pré-fabricação foi feita com tecnologia 3D CNC (Computerized Numerical Control) que possibilita construções mais rápidas. Com apenas uma camada de tinta, tornou os acabamentos interiores adicionais desnecessários.


Escritório

Coop Himmelb(l)au10 projeto(s)

Local: AS, Áustria
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 3.750
Área construída: 1.850

Tipo de obra:
Centros Culturais

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo