,
> > > Residência Melville

Residência Melville

Residência Melville
A proposta de decoração e reforma de interiores da Residência Melville procurou integrar e iluminar os ambientes Foto/Imagem:Sidney Doll

Contemporâneo de bases neutras

A reforma da Residência Melville, localizada em Alphaville (SP), foi conduzida pelo escritório Quitete & Faria Arquitetura, que procurou resolver as limitações do espaço – de 480 m² – e da estrutura de pilares e vigas, para atender à proposta de integração dos ambientes, além de proporcionar maior claridade à construção.

Segundo os arquitetos Ana Cristina Quitete e Leonardo Faria, o mais curioso do projeto arquitetônico é a mudança de estilo, que se traduziu na ampliação dos espaços, sem provocar o aumento da área construída do imóvel. “Adequamos melhor a disposição do layout em cada cômodo apenas relocando algumas paredes e distribuindo novas aberturas entre os ambientes. Essas intervenções transformaram completamente a configuração original da residência”, ressaltam, pontuando que não interviram na fachada, apenas no interior da Residência Melville.

Para deixar os ambientes mais aconchegante, os móveis e peças de decoração escolhidos apresentam linhas retas que se misturam aos tecidos e texturas de bases neutras Foto: Sidney Doll

Além das modificações na estrutura existente, os profissionais optaram por ampliar os vãos dos caixilhos para clarear ainda mais os ambientes internos que, antes da reforma, sofriam com a baixa luminosidade. “Com maior incidência de luz natural, a solução também acarreta em maior economia de energia”, acrescentam Quitete e Faria.

O conceito de arquitetura adotado para a Residência Melville é essencialmente contemporâneo, com bases neutras, linhas retas e leves, que se refletem nos móveis e nos objetos de decoração, cuja alternância de tons terrosos combina com o aspecto creme dos pisos e paredes.

Iluminação

Inteiramente executado com lâmpadas de LED, o projeto de iluminação trabalha com inúmeras sancas de luz e luminárias, cujo direcionamento de luz mais pontual destaca alguns revestimentos de paredes, mobiliário e obras de arte. Além disso, o sistema está perfeitamente conectado à técnica de automação inteligente, que comanda outros equipamentos da casa, como ar-condicionado, cortinas e persianas, som ambiente e do home theater.

Decoração

As linhas retas e essencialmente expressivas dos móveis se misturam aos diversos tecidos e texturas, que mantêm a neutralidade e a delicadeza para formar um ambiente aconchegante. “Esse conceito ainda ajuda a realçar os acessórios e enfeites de decoração, como o lustre e os vasos de plantas presentes na sala de estar”, explicam Quitete e Faria.

O amplo pé-direito da sala de estar é dividido pela passarela de acesso ao segundo andar, que possui guarda-corpo de vidro e piso revestido de madeira, tornando-se mais um importante elemento da Residência Melville.

 

Fornecedores desta obra

Escritório

Quitete & Faria Arquitetura5 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Área do terreno: 540
Área construída: 480

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo