,
> > > Pé-direito

REFERÊNCIAS /

Pé-direito

O pé-direito – altura entre o piso e o teto internos – é um conceito aplicado a todo projeto arquitetônico. Hoje, o pé-direito duplo é o mais requisitado por quem vai construir uma casa, estabelecimento comercial ou edifício corporativo. Considerando-se que a distância entre o teto e o chão de uma casa costuma ser de cerca de 3 m – menos que isso não é recomendado, pois o ambiente pode ficar muito abafado –, a versão dupla tem 6 m (em projetos comerciais, a altura é maior e pode variar).

Bastante utilizado em salas de estar, jantar ou TV e em restaurantes e lobbies de prédios corporativos, esse recurso deixa a construção sofisticada e imponente – principalmente quando se utilizam caixilhos grandes –, além de valorizar o imóvel. Veja fotos no nosso acervo.

Para se construir um pé-direito alto é preciso reforçar a estrutura, assim como dimensionar corretamente as colunas e vigas em concreto armado para que suportem a altura. Também é fundamental estar consciente de que a obra custará mais caro, pois equivalerá à construção de um sobrado, e levará mais tempo, devido ao grau de dificuldade.

Outro ponto que deve ser observado é se a largura e o comprimento do espaço são maiores que a altura, pois esse recurso arquitetônico não fica bom em ambientes muito pequenos.

Mais do que beleza

Além de deixar a fachada imponente e dar a impressão de que a casa é maior, o pé-direito duplo refresca o ambiente, pois facilita a circulação do ar (como o ar quente tende a subir, ele fica lá perto do teto). Assim, é bastante indicado para residências construídas em regiões quentes. Também deixa o espaço mais iluminado e integrado com a área externa e com o andar de cima, por meio do mezanino, que pode ser protegido por guarda-corpos feitos de vidro temperado e aço inox tubular.

Para preencher o pavimento superior e destacar a altura, lustres grandes ou luminárias podem ser pendurados no teto, as paredes podem receber cores e texturas e as janelas horizontais podem ser substituídas pelas verticais, largas e compridas.

Pontos negativos

Em ambientes com pé-direito muito alto pode ocorrer eco, e o barulho incomodar quem está em outros ambientes da casa, como nos quartos, por exemplo. Para evitar o problema, recomenda-se cobrir as paredes com tecido, colocar cortinas de pano nas janelas, fazer um forro de gesso ou usar outros materiais que abafem o som.

Para que a casa não fique muito quente no verão – principalmente se ela estiver voltada para o Norte e receber raios solares durante todo o dia –, o ideal é instalar cortinas ou persianas automatizadas nas janelas. Já tapetes, cortinas, forro de gesso e sofás de tecido ajudam a aquecer o ambiente no inverno.

Outra desvantagem da distância muito grande entre o chão e o teto é a limpeza dos caixilhos, que são colocados no alto.

Quer saber mais sobre pé-direito duplo? Leia matéria no AECweb. Veja também: Referências sobre salas de estar e salas de jantar.

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo