Aguarde carregando...!!!

PROJETOS /

Madeira

A madeira é um material bastante versátil, que pode ser utilizado tanto na estrutura da construção quanto em janelas, portas, pisos, revestimentos e móveis. Há até casas construídas inteiramente com a matéria-prima, como as que utilizam o sistema wood-frame.

Desde que passaram a ser adotadas as vigas laminadas coladas, grandes vãos não são mais empecilho para o uso da madeira. Contudo, ela não deve ser empregada em projetos expostos a intempéries sem proteção – caso de fechamentos, coberturas e beirais – ou em contato com o solo, pois, com o tempo, pode apodrecer.

Como item decorativo, a madeira pode ser combinada a outros materiais, como pedra, concreto e vidro, para deixar os ambientes mais aconchegantes ou sofisticados. Na atualidade, uma forte tendência nessa área é o uso de madeira de demolição (garimpada em antigas construções). No entanto, por ser considerado um artigo de luxo, seu custo é alto.

Além de esteticamente atraente, essa matéria-prima reduz o tempo de montagem, tem preço competitivo e é durável e segura em caso de incêndio, porque, embora seja combustível, resiste ao fogo por um longo período. Pode ser considerada, ainda, uma alternativa sustentável, pois a madeira legalizada para o uso na construção é extraída de florestas regulamentadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o que significa que todas as árvores são identificadas e que a área é reflorestada. O órgão também é responsável pelo DOF (Documento de Origem Florestal), que garante o rastreamento do momento da extração até a entrega na obra. Outro item que garante a sustentabilidade são os certificados, como o Madeira Legal, entre tantos outros, que indicam a origem da espécie.

Estabelecimentos Comerciais

SH, SHENZHEN, China

Diferenciais técnicos:
Design /
Materiais predominantes:

LineHouse

Residência

GO, PADRE BERNARDO, Brasil

Diferenciais técnicos:
Design /
Materiais predominantes:

Estudio MRGB

Edificações Corporativas

XA, XANGAI, China

Diferenciais técnicos:
Design /
Materiais predominantes:

LineHouse

Apartamentos, studios e lofts

DF, BRASÍLIA, Brasil

Diferenciais técnicos:
Design /
Materiais predominantes:

/ Estudio MRGB

Especificação e tratamento adequados

A especificação da madeira na fase do projeto é muito importante, sempre considerando o local em que será utilizada para que os cuidados necessários sejam tomados. Espécies com baixa densidade não podem ser usadas em áreas externas. Nesse caso, a Itaúba e a Cumaru são as mais indicadas graças à sua resistência, e por dispensarem tratamentos químicos. Em áreas úmidas, como banheiros e cozinhas, a madeira não pode ser usada de forma que acumule água. Optar por madeiras secas, nesse caso, é essencial. Hoje, existem equipamentos e processos de secagem altamente tecnológicos e eficazes.

Tratamentos com verniz, stain, impregnante ou tingidor aumentam a vida útil do material, pois o protegem do ataque de fungos e insetos, evitando, assim, o apodrecimento. Os produtos à base de água têm se destacado por serem ecológicos e tão duráveis quanto os que contêm solventes em sua fórmula. Eles ainda secam mais rapidamente, têm excelente desempenho e possuem odor fraco. O tratamento deve ser escolhido de acordo com as características do ambiente e o tipo de madeira.

Veja outras informações sobre tratamentos para madeira.

Fachadas de madeira

Para deixar projetos contemporâneos mais aconchegantes e menos “frios”, os painéis de madeira são uma ótima solução para revestir a alvenaria em fachadas de projetos residenciais. Além do efeito estético, são resistentes ao clima, bloqueiam a luz do sol, proporcionam isolamento térmico e acústico e garantem a privacidade da área interna ao mesmo tempo em que ventilam o espaço, no caso dos modelos vazados. Saiba mais sobre fachadas de madeira.

Leia também: Estrutura de madeira é opção para vencer grandes vãos

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo