> > > Residência LLM

Residência LLM

Residência LLM
A vegetação nativa do terreno determinou toda a construção da Residência LLM, que foi concebida para se tornar um ponto de encontro de amigos e familiares Foto/Imagem:Nelson Kon

Natureza inspiradora

O objetivo do escritório Obra Arquitetos ao desenvolver o projeto arquitetônico da Residência LLM foi criar um espaço amplo e aconchegante onde os proprietários pudessem receber seus amigos e familiares. A casa está localizada em São José dos Campos (SP) e conta com 1.185 m² de área construída.

Os espaços se relacionam entre si e com o exterior, trazendo sensação de liberdade. “Procuramos promover a reflexão sobre como podemos nos relacionar com o local construído e as influências que ele exerce sobre nossas relações sociais”, conta o arquiteto João Paulo Daolio.

Paisagem determina construção

A existência de uma grande quantidade de árvores nativas no terreno da Residência LLM influenciou o projeto, que procurou criar caminhos, construir paisagens e espaços externos.

“Além da preservação do paisagismo, o terreno tem inclinação média de 30%, portanto, a implantação que fizemos sugere um diálogo com a topografia e a vegetação existente”, diz Daolio.

Residência LLM - Natureza inspiradora
Todo o projeto é rodeado por vegetação nativa, já existente no local Foto: Nelson Kon

O escritório procurou elaborar um projeto no qual as pessoas pudessem estabelecer contatos visuais diretos, mesmo estando em diferentes ambientes e níveis da casa. O programa foi disposto de forma que os espaços coletivos – como sala de estar, área de trabalho e cozinha – tivessem relação com a paisagem e maior intensidade de luz. Os quartos e ambientes mais íntimos foram posicionados abaixo da copa das árvores, formando um pátio com os troncos das árvores.

“Duas empenas laterais em concreto serviram de estrutura para a Residência LLM. O restante são caixilhos de alumínio e vidro laminado. As fachadas, por sua vez, são feitas basicamente em concreto e vidro”, comenta.

Materiais naturais e integração de ambientes

Alguns móveis foram criados especificamente para a casa, de modo que os moradores estabelecessem relações especiais com cada peça e fossem criados ambientes agradáveis.

Os arquitetos procuraram escolher materiais naturais e autênticos, como a pedra, a madeira e o concreto. Conforme muda a estação do ano e a luz se altera, esses materiais têm seu aspecto e textura alterados, propiciando uma experiência mais verdadeira. “A decoração é a própria natureza”, conclui o arquiteto.

Escritório

Obra Arquitetos6 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2014

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

SlideshowDesenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo