,
> > > Dormitórios

REFERÊNCIAS /

Dormitórios

Espaços voltados ao descanso e à reflexão, os dormitórios podem ser pequenos ou amplos. Para uma, duas ou mais pessoas, podem abrigar camas de solteiro ou de casal, estantes, penteadeiras, escrivaninhas e armários, além de se conectar a closets e banheiros.

Para se tornarem verdadeiros refúgios, oferecendo conforto e privacidade, esses cômodos precisam ser bem projetados. Assim, deve-se pensar na planta do ambiente e na escolha de móveis, cores e objetos de decoração, sempre buscando atender ao perfil de cada usuário.

Confira nossa seleção de dormitórios e inspire-se com diferentes estilos!

Como o dormitório é o ambiente onde se começa e se termina o dia, é essencial que ele tenha ventilação natural, abrigue poucos móveis (que não bloqueiem a circulação do espaço), e conte com proteção contra a claridade, além de uma decoração personalizada.

Ao projetar o espaço, é fundamental reservar uma área para a cama, que pode ser de solteiro ou de casal. As camas de casal mais comuns são: a padrão (1,88 m x 1,38 m), a queen size (1,98 m x 1,58 m) e a king size (1,98 m x 1,85 m).

Suítes e closets

A suíte nada mais é do que o dormitório integrado a um ou mais banheiros. A principal vantagem do anexo é a praticidade de seu uso sem que o morador precise sair do espaço de descanso. Para projetar áreas integradas como essa, é importante haver um fechamento adequado entre o espaço de banho e o quarto, por conta da umidade, cheiros inoportunos e possíveis vazamentos de água.

O closet também pode ser considerado um cômodo anexo ao quarto e, geralmente, é montado com estantes, prateleiras e armários planejados. Sua principal função é armazenar roupas e acessórios que tragam mais organização para o dormitório.

Dicas para projetar e decorar quartos pequenos

Projetar e decorar quartos amplos é mais fácil, afinal todos os móveis cabem no ambiente, deixando a circulação livre. Organizar o mobiliário e os objetos em uma área restrita, porém, pode ser um desafio. O posicionamento dos móveis deve garantir o aproveitamento máximo da área, com soluções como a instalação de armários suspensos e de prateleiras.

Em quartos de solteiro ou de crianças, por exemplo, o uso de bicamas e beliches é indicado, pois permite maior número de leitos que ocupam o mesmo espaço de apenas um.

Cores claras também são uma opção para áreas pequenas, pois fazem os ambientes parecerem maiores. Branco, bege e outras tonalidades em tons pastel são algumas das opções mais buscadas em pintura e revestimento de dormitórios.

Materiais que trazem estilo e aconchego

Para revestir paredes de dormitórios, as possibilidades são variadas. Uma demão de tinta ou a aplicação de papéis de parede são soluções utilizadas por sua praticidade e facilidade de manutenção. Além disso, há opções de revestimentos de parede que contribuem, inclusive, na acústica do ambiente, com mantas e materiais isolantes em sua composição.

Carpetes e madeira são os melhores materiais para o piso, pois trazem aconchego e elegância. Tapetes e cortinas são complementos que agregam valor à decoração.

Iluminação

Para projetar a iluminação de dormitórios, é importante pensar em uma luz difusa para o ambiente, além de outras fontes decorativas ou de leitura, como luminárias de piso e de mesa.

Abajures e cortinas ajudam a controlar a claridade e a iluminar determinadas áreas do ambiente, de acordo com a necessidade.

Personalidade em foco

Apostar em acessórios que caracterizem a personalidade de quem usa o dormitório é o ponto de partida para decorar esse tipo de espaço. Cores em objetos pontuais, fotos, murais, livros, quadros e outros tantos elementos ajudam a definir o perfil do ambiente.

Veja também referências de salas de estar e salas de jantar.

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo