> > > Tverrfjellhytta

Tverrfjellhytta

Tverrfjellhytta
Pavilhão Tverrfjellhytta oferece vista ampla da paisagem do parque nacional de Dovrefjell, local de importância histórica para a Noruega Foto/Imagem:diephotodesigner.de

Observatório da história

O pavilhão Tverrfjellhytta, projetado pelo escritório Snøhetta, é um marco para o turismo, lazer e cultura da cidade de Hjerkinn, na Noruega. Construído para a Fundação Norueguesa das Renas Selvagens, está situado nos arredores do parque nacional de Dovrefjell, aproximadamente 1.250 metros acima do nível do mar, no alto de uma montanha chamada de Snøhetta – que, inclusive, deu nome ao escritório.

O espaço de 90m² serve como ponto de observação da paisagem do entorno e abrigo para grupos escolares e visitantes enquanto guias da montanha ensinam sobre a vida selvagem e a história da região. Presente em narrativas culturais norueguesas e destino de peregrinações, o local tem importância significativa para a consciência do país.

O parque de Dovrefjell é famoso por ser o lar de uma grande variedade de espécies, incluindo renas selvagens, bois almiscarados e raposas do ártico. A história da região também é marcada por relatos de viajantes, tradições de caça, mineração e atividades militares. Paisagens naturais, culturais e místicas formam a base da ideia arquitetônica do projeto Tverrfjellhytta.

Materiais em harmonia com o local

Tverrfjellhytta - Observatório da história
O painel de vidro permite que o usuário tenha uma vista das montanhas Snøhetta Divulgação Snøhetta

As escolhas dos materiais foram norteadas pela busca da qualidade e da durabilidade, para que o edifício pudesse suportar o clima severo. O aspecto simples do abrigo e a utilização desses materiais de construção fazem referência às tradições locais ao mesmo tempo em que fazem uso das novas tecnologias em seu processo de fabricação.

A obra contrasta a armação externa rígida, composta por uma moldura retangular de aço fechada com vidro, e um conjunto interno revestido com madeira lisa e polida.

As formas orgânicas dos revestimentos internos lembram uma paisagem rochosa ou de gelo moldada pelas forças naturais do vento e da água corrente. O estilo é de um lugar de encontro entre amigos e familiares, mas seguro e acolhedor, enquanto ainda preserva o acesso do visitante a paisagens maravilhosas.

Esses elementos de madeira foram fabricados com auxílio de uma fresadora controlada por robôs, baseada em modelos 3D digitais.

Tverrfjellhytta, portanto, é um edifício que refina as tradições, oferece um local de encontro seguro para os usuários e, por fim, enriquece a paisagem desta região montanhosa.

Escritório

Snøhetta20 projeto(s)

Local: HJ, Noruega
Início do projeto: 2011
Área construída: 90

Tipo de obra:
Centros Culturais

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo