> > > Casa Boulevard

Casa Boulevard

Casa Boulevard
Dinamismo e integração foram as palavras de ordem usadas pelo escritório Elaine Zanon & Claudia Machado Arquitetos Associados na construção da Casa Boulevard Foto/Imagem:Carol Sabio

Do clássico ao contemporâneo

De estilo clássico, a Casa Boulevard, projetada pelo escritório Elaine Zanon & Claudia Machado Arquitetos Associados, apresenta a atraente característica de “ser viva”, ao apresentar a área de convívio no pavimento inferior totalmente integrada. “Partimos do estilo dos novos moradores, que gostam de receber muitos amigos”, comenta a arquiteta Elaine Zanon.

Localizado em Curitiba, no Paraná, o projeto de 538 metros quadrados de área construída, em um terreno com 739 metros quadrados, foi desenvolvido com distribuição simétrica dos volumes, determinando o caráter tradicional da fachada.

Conhecendo a residência

Ao entrar na Casa Boulevard é fácil decifrá-la. Do lado esquerdo nos deparamos com o living e à direita, com a sala de jantar, que tem os fundos do terreno integrados com o estar íntimo, o espaço gourmet e a piscina. No living, a simetria da residência é evidenciada pela lareira central ladeada com janelas simétricas. A escadaria e o portal centralizados organizam a composição formal. No segundo pavimento, está a área íntima mais privativa. “Acompanhamos os clientes desde a escolha do terreno, que apresenta uma frente significativa com 33 metros”, relata a arquiteta.

A planta da casa em forma de “L” propiciou que todas as áreas principais do térreo, como living, sala de estar e jantar, espaço gourmet e cozinha estivessem todos voltados para a piscina e o jardim externo, ligando o exterior ao interior. “Para integrá-los, usamos portas de correr, que permitem a flexibilidade de manter ou não todos os ambientes interligados”, explica.

Entre a sala de jantar e a piscina encontra-se uma varanda com mobiliário de madeira e tramas de fibras. “O pergolado coberto com vidro proporciona uma interessante experiência de luz e sombra. A cobertura envidraçada ainda funciona como piso do terraço da suíte do casal”, conta Elaine.

O grande destaque fica para a piscina vizinha à área intima, da qual pode-se observar, através da grande janela de canto, a queda d’água projetada pela cascata, que cai sobre o vidro na piscina. As aberturas proporcionam a integração dos ambientes externos e internos, além de luminosidade natural em abundância.

Design de interiores

Os ambientes são valorizados pelo pé-direito duplo, pelas grandes aberturas iluminadas naturalmente e pelo o uso de tons claros. “No interior da residência foram usadas as mesmas tonalidades da fachada externa, traduzindo os conceitos de praticidade na escolha dos revestimentos. Optamos por tons monocromáticos e mobiliário com linhas retas”, finaliza a arquiteta.


Escritório

Elaine Zanon & Claudia Machado Arquitetos Associados14 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 739
Área construída: 538

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo