> > > Pavilhão Girassol

Pavilhão Girassol

Pavilhão Girassol
Localizado em São Paulo, o pavilhão Girassol conta com espaços de lazer que lembram, ao mesmo tempo, uma casa e um clube Foto/Imagem:Daniel Ducci

Pavilhão multifuncional

Uma estrutura metálica abriga uma construção discreta, acomodada ao desnível do terreno em declive, localizado no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Como o próprio arquiteto Cícero Ferraz Cruz do escritório Brasil Arquitetura diz, “Não se trata de uma residência, ou de um clube. O pavilhão traz um pouco de tudo, tem atelier, sauna, piscina e até uma cozinha. É a área de lazer de uma casa, mas sem a casa. Não é um lugar para se morar, mas para se ter lazer”.

O projeto, que já chegou a ser chamado no princípio de pavilhão de tudo, foi inspirado nas obras do artista neerlandês modernista Piet Mondrian e nas vanguardas europeias do século 20. O Pavilhão Girassol reúne referências claras das estruturas metálicas dessa época. Ele possui vãos grandes e pé-direito simples, além de fechamento frente e fundo com painéis de vidro e chapa metálica.

Estrutura metálica

O projeto foi desenvolvido com duas vigas metálicas invertidas que suportam uma cobertura plana, de estrutura secundária do mesmo material, descarregando todo o peso até o solo, dividido em quatro pilares também metálicos.

“Nas duas bordas laterais do terreno, dois grandes muros participam da estrutura dividindo as cargas com os pilares e fazendo os fechamentos. Os pilares já servem de marco para as grandes portas metálicas que abrem grandes vãos na frente e nos fundos do lote. É como se fossem hangares de avião. Eles também criam ventilação cruzada total e integração aos espaços internos e externos”, conta o arquiteto.

O pavilhão possui uma cobertura dividida em três trechos, cobertos com painéis e fechamento com manta. O último trecho é vedado com vidro, o que provoca uma iluminação diferente sobre a piscina.

Programa diversificado

“O programa conta com uma grande cozinha, sauna, piscina aquecida, espaços para descansar e criar. Esses ambientes cercam o que poderíamos chamar de praça coberta. Na entrada, próximo ao muro que isola o interior da construção da rua, existe um jardim intimista com muita vegetação e tanques repletos de peixes. Nos fundos, interligando a praça e o deck da piscina, uma escada de arrimo – semelhante às construídas pelo arquiteto Alvar Aalto –, também faz a ligação com um pequeno campo de futebol. É um espaço múltiplo, um pavilhão de tudo”, finaliza Cícero.

Exemplo de local de descompressão para os usuários, o Pavilhão Girassol não existe mais. Em seu lugar, está sendo construído outro empreendimento.

Escritório

Brasil Arquitetura18 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Conclusão da obra: 2004
Área construída: 440

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo