> > > Apartamento Lageado 451

Apartamento Lageado 451

Apartamento Lageado 451
Inspirado pelo estilo de vida do morador, o escritório Syndrome repaginou o Apartamento Lageado 451 a partir de uma proposta urbana e contemporânea Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Projeto moderninho

Atendendo ao desejo de um jovem morador, o escritório Syndrome transformou a antiga área social do Apartamento Lageado 451 num ambiente integrado e livre de pequenos espaços compartimentados. Segundo a arquiteta Mariana Andrade, funcionalidade e contemporaneidade marcaram o projeto de interiores do início ao fim.

A paixão pelo rock combinada ao estilo de vida saudável do proprietário inspirou a reforma dos ambientes, resultando em espaços urbanos e atuais. “Objetos como bicicletas e pranchas de surf não ficaram escondidos, mas sim tornaram-se parte da decoração”, conta Andrade.

Retrofit

Antes da reforma, o Apartamento Lageado 451 possuía as salas de estar, de jantar e cozinha separadas. Além da pouca integração, esses ambientes sofriam com falta de espaço e baixa luminosidade. Assim, as paredes da cozinha foram demolidas, gerando um único e espaçoso volume, dotado de uma mesma linguagem.

A varanda, por sua vez, recebia muita radiação solar, então os forros de madeira – que a transformavam em uma estufa – foram substituídos por laje natural de concreto aparente, trazendo um pé-direito mais confortável e com novas aberturas que melhoraram o clima.

O interessante é que, após o retrofit, sala de jantar, estar e cozinha passaram a compor também com a varanda, que trouxe iluminação natural ao conjunto.

Decoração com personalidade

Apartamento Lageado 451 - Projeto moderninho
Os objetos utilizados no projeto de interiores refletem o dia a dia do morador, seus hobbies e gostosFoto: Marcelo Donadussi

O projeto de interiores do Apartamento Lageado 451 foi cuidadosamente criado para atender aos ideais do proprietário – um jovem esportista, apaixonado por música e culinária. Além de buscar o máximo de aproveitamento de luz natural, a arquiteta priorizou a utilização de materiais que remetem a uma estética urbana, como concreto, ferro e tijolo. A madeira e a vegetação trouxeram a natureza e o aconchego para dentro do imóvel.

“A harmonia obtida a partir da mistura da urbanidade com o calor da madeira e o frescor da vegetação é o mais interessante”, menciona a arquiteta.

Apartamento econômico

O projeto luminotécnico é econômico e procurou trazer aconchego aos espaços. Todas as lâmpadas foram substituídas por LED para gerar economia energética.

Além disso, foi projetado um sistema de automação para atender às necessidades do morador. O sistema keypad possibilita, com praticidade, uma ótima qualidade de som que se integra ao conceito da arquitetura. “Todas as caixas de som foram instaladas junto às calhas de iluminação e mimetizam com o conceito geral”, conclui Andrade.

Escritório

Syndrome3 projeto(s)

Local: RS,Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 54

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo