> > > Apartamento Evelin Sayar

Apartamento Evelin Sayar

Apartamento Evelin Sayar
Em vez de grandes reformas, a arquiteta Evelin Sayar opta por pintura renovada e objetos de decoração para repaginar o visual de seu apartamento de tempos em tempos Foto/Imagem:J. Vilhora

Novas cores, novo lar

Muitas cores e mistura de estilos foram as soluções encontradas pela arquiteta e designer de interiores Evelin Sayar para conceber seu apartamento, localizado em um edifício da Região do Grande ABC, em São Paulo. Com três pisos integrados por escadas, o projeto arquitetônico apresenta o living como espaço principal – é a partir dali que o lar mergulha no universo despojado das tintas e dos itens de decoração escolhidos a dedo.

Segundo Sayar, basta enjoar do visual de sua casa – na qual mora desde 1997 –, para começar a pensar em uma repaginação. “Sempre mudo os objetos e, sobretudo, os tons das cores, pois acredito que a mudança melhore as energias estagnadas do lugar”, afirma, reforçando: “É muito prático: se não me agradar, eu mesma repinto”.

Para fugir da preocupação com maiores obras em seu apartamento, a profissional propõe a transformação a partir da liberdade no uso de estilos e cores. “Nessa última intervenção, queria um pouco de tudo que gosto, sem seguir qualquer padronização. Me prendo apenas à estética entre os objetos e à função sempre aliada à organização, pois, dessa forma, o ambiente transmite paz aos moradores”, indica.

A única intervenção estrutural que ocorreu no Apartamento Evelin Sayar foi a instalação do ar-condicionado. Para alcançar o limite da varanda, o equipamento atravessou uma escada de concreto, onde foi colocada uma prateleira de gesso que conduz os tubos do aparelho.

Diversos estilos

Sem barreiras visuais, o living é composto por um pequeno escritório, bar e sala de estar. No home office do marido da arquiteta, a antiga geladeira de 1961 – que foi herdada da avó de Evelin – agora funciona como um armário.

Apartamento Evelin Sayar - Novas cores, novo lar
Com pé-direito baixo, a iluminação é feita por trilhos e pequenos lustres, que foram trazidos da TurquiaFoto: J. Vilhora

Outra mobília peculiar encontra-se no bar, acomodando as bebidas. Com formato semelhante à uma cama, o “dote” é um móvel gigante que as mulheres da Indonésia levam para suas novas casas quando se casam. Graças às rodinhas, ele facilita qualquer alteração de layout. “Na minha sala não tenho móveis fixos, pois gosto de mudar tudo de lugar com frequência”, comenta a profissional.

Mais que qualquer espaço do Apartamento Evelin Sayar, é a escada de madeira que representa todo o conceito de liberdade de cores aplicado pela arquiteta. Isso porque ela foi idealizada com degraus laqueados e faixas coloridas, que conversam com a parede listrada ao lado. “Desde que vim morar aqui, sempre remodelo e acrescento cores. Acho que é por isso que gosto tanto de tinta”, conclui.


Fornecedores desta obra

Escritório

Evelin Sayar Arquitetura & Design1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2016

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo