> > > Edifício Residencial Quattro

Edifício Residencial Quattro

Edifício Residencial Quattro
Com estilo modernista e layout nada convencional, o Edifício Residencial Quattro é capaz de qualificar a paisagem urbana Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Microunidades familiares

O Edifício Residencial Quattro, localizado em Caxias do Sul (RS), possui apartamentos de pequena escala, cujas áreas variam entre 50 e 110 metros quadrados, atendendo a uma pluralidade de perfis familiares e econômicos. Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo arquiteto Luciano Lerner Basso, que buscou uma "arquitetura sem excessos, mas que fosse capaz de qualificar a paisagem urbana e de propiciar qualidade de vida aos que ali habitarão".

O edifício possui seis pavimentos, ao longo dos quais estão distribuídas as vagas de estacionamento, uma pequena sala de uso condominial e sete unidades habitacionais. O diferencial dessas unidades é que suas plantas rompem com divisão tradicional do espaço doméstico e permitem aos moradores interferir na distribuição e no uso do espaço.

Concepção modernista

O Edifício Residencial Quattro possui uma forte matriz modernista, que fica visível, por exemplo, no uso do pilotis, os quais deixam o volume principal desvinculado do terreno. Também contribui para essa linguagem a grelha usada nas fachadas, que sombreia as superfícies envidraçadas e remete à geometria utilizada pelo artista holandês Mondrian. O uso da tela tipo Otis – material normalmente utilizado em obras industriais –, no fechamento das sacadas e nos gradis, também ajuda a acentuar o traço modernista da edificação.

Edifício Residencial Quattro - Microunidades familiares
A proposta de três plantas de apartamentos em um mesmo prédio tem como objetivo atender a diferentes tipos de público no mesmo empreendimento Foto: Marcelo Donadussi

Com orientação solar leste-oeste e um declive de cerca de quatro metros desde o alinhamento até o fundo do terreno, o Edifício Residencial Quattro possui cerca de 890 m² de área construída. No projeto, o arquiteto atuou não apenas como projetista, mas também como promotor imobiliário e construtor, explorando a oportunidade de propor novas possibilidades aos moldes tradicionais do mercado imobiliário.

Basso concentra-se na lógica geométrica e construtiva e na relação do homem com o entorno imediato e com a poesia do objeto edificado. “Marcamos com linhas simples e formas puras as soluções formais do prédio. Trata-se de uma arquitetura que respeita a escala do bairro e materializa a busca pela exatidão, rigor e economia de meios”, comenta.

Diferentes perfis

De acordo com o arquiteto responsável pelo Edifício Residencial Quattro, a criação de três plantas diferentes de apartamentos teve como objetivo atender um variado tipo de público no mesmo empreendimento, formando uma microunidade de vizinhança com moradores de diferentes perfis familiares.

“O respeito à escala do entorno, a economia de meios para atingir o resultado e uma solução formal vinculada à lógica geométrica e construtiva foram alguns dos conceitos que usamos na construção”, finaliza Basso.


Escritório

Luciano Lerner Basso Arquitetura3 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 360
Área construída: 890

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo