Texto: Naíza Ximenes
Localizada na Chapada do Araripe, no coração do Cariri cearense, a Casa Tune é um projeto do escritório FB+MP Arquitetos que se destaca por sua arquitetura industrial e contemporânea. O estilo, além de ser um pedido dos proprietários, também reflete as rigorosas diretrizes ambientais da região, um fator determinante para o projeto.
O nome "Araripe", de origem tupi, significa "no rio das araras". É um indicativo da riqueza natural deste local, que é um importante sítio paleontológico com uma vasta área de floresta nacional protegida, com diversas nascentes. Para preservar esse ecossistema, a implantação da Casa Tune deveria provocar o menor impacto ambiental possível, considerando o terreno de desnível acentuado.
A solução encontrada pela equipe de arquitetos foi erguer a casa sobre pilotis. Assim, o projeto não só atenderia aos requisitos da legislação ambiental local, garantindo o mínimo contato possível com o terreno, como também evitaria possíveis problemas com infiltração. Além disso, a elevação de toda a estrutura também traria vistas deslumbrantes da cidade no horizonte e da Chapada do Araripe.
Para usufruir desta integração visual, o projeto ganhou duas amenidades: uma praça mirante na cobertura da casa — um espaço de contemplação para os moradores, no nível da calçada, que oferece uma visão panorâmica — e o enquadramento das vistas, no interior da residência, que convida os moradores a se conectarem com a paisagem ao redor.
Segundo a equipe de arquitetos, a Casa Tune tem um programa unifamiliar, enxuto e eficiente, adaptado às necessidades do casal de proprietários. A entrada da morada acontece pelo mirante, no nível da rua, que ganhou uma pintura conceitual em verde, vermelho e amarelo. Há bancos de madeira nas extremidades e dois rasgos no grande platô, que dão início aos degraus de acesso à casa.
O morador tem duas opções. A primeira é descer os degraus centrais para chegar ao hall de entrada da residência, onde grandes portas de vidro de correr separam a área externa da área social (com sala de estar, jantar e cozinha). A segunda opção é o acesso pela escada helicoidal, um pouco mais à frente no platô, que o leva diretamente ao centro da sala de estar.
Essa escada, de concreto, representa um contraste com as linhas ortogonais predominantes no projeto. Ela atua como uma escultura funcional, oferecendo um toque de fluidez em meio à rigidez formal da construção. Com uma estrutura que possibilita a passagem de luz zenital, a escada permite a criação de um jardim de inverno, ao centro, e de um jogo de luzes e sombras em toda a área interna.
Um dos destaques do projeto é a piscina de borda infinita, na extremidade do pavimento social. Ela ocupa toda a dimensão longitudinal da casa e repousa sobre pilotis. Além de valorizar a estética, essa escolha contribui para a harmonia visual e integração com a natureza, criando um efeito de continuidade entre a água da piscina e o horizonte.
A escolha dos materiais utilizados na Casa Tune segue um conceito industrial, com estrutura executada em perfis metálicos e lajes de concreto, enquanto as vedações utilizaram blocos de concreto aparente, criando uma estética robusta e contemporânea. Substituindo paredes tradicionais, os grandes panos de vidro desempenham um papel crucial na integração visual entre os ambientes internos e a paisagem externa. Essa transparência favorece a iluminação natural e proporciona uma sensação de amplitude, além de reduzir a necessidade de iluminação artificial durante o dia.
Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados