Texto: Naíza Ximenes
Situada em um terreno rochoso em Niterói (RJ), a Residência Itacoatiara é uma homenagem à natureza circundante, com grandes superfícies de vidro que garantem visualização total da paisagem, além de um sistema estrutural integrado que transpõe os limites entre interno e externo no projeto.
O projeto, de autoria de Índio da Costa, foi desenvolvido para um casal com duas filhas adultas. A premissa era adaptar a construção à topografia acidentada do terreno, marcado por um aclive, bastante vegetação nativa e uma rocha vertical imponente. Assim, sem fazer grandes intervenções, a equipe de arquitetos apostou em um conceito leve e fluido, garantindo uma interação sutil entre os ambientes.
Materiais como concreto aparente e aço corten ganham destaque na Residência Itacoatiara, que foi dividida em três pavimentos. No térreo, onde ficam as áreas social, de lazer e de serviço, a arquitetura é definida por muita iluminação natural e amplitude, já que o bloco tem panos de vidro nas duas laterais e um pé-direito duplo que possibilita conexão direta com o mezanino do pavimento superior.
A cozinha, por sua vez, ganhou portas de correr que podem ser ocultadas, permitindo integração total ou parcial com as áreas sociais e proporcionando flexibilidade na disposição dos ambientes. O térreo também ganhou uma suíte versátil, que pode atender tanto à área social quanto à de serviço, servindo de acomodações para funcionários ou hóspedes.
A ausência de barreiras visuais entre biblioteca, sala de estar, sala de jantar e cozinha é outro destaque do projeto, já que forma um ambiente contínuo e arejado, além de propiciar uma integração orgânica entre os espaços internos e a área de lazer.
Voltado para o costão rochoso e rodeado por vegetação, o ambiente externo abriga a piscina, um pequeno deck de madeira e um espaço gourmet — que foi protegido por uma extensão da estrutura em concreto da casa.
Já a fachada dos fundos é marcada por uma estrutura de pergolados metálicos que fica no terceiro pavimento, sobre as áreas externas. A estrutura cria um jogo de luz e sombra responsável pelo efeito visual que expande a casa, incorporando as áreas externas como extensões naturais do projeto.
O andar superior da residência é organizado em duas alas, unidas por uma passarela metálica suspensa sobre o estar. De um lado, encontra-se a suíte do casal. Do outro, uma sequência de três suítes e uma sala íntima, que também funciona como home theater.
A passarela, além de conectar os quartos, também se estende até uma escada que leva ao terraço superior, pensado como o espaço de lazer privativo da casa.
No último nível, o terraço oferece uma vista deslumbrante do mar e da Praia de Itacoatiara. Com área gourmet, sauna, vestiário e um spa ao ar livre, o espaço foi planejado para momentos de relaxamento e contemplação da paisagem.
Confira outros projetos de Índio da Costa:
Escritório
Termos mais buscados