Logo Construmarket
Banner

Mirant Vila Madalena

Mirant Vila Madalena
Com a proposta de transformar os terraços paulistanos em um símbolo arquitetônico, o escritório Jonas Birger Arquitetura projetou o Mirant Vila Madalena, que foi construído pela construtora e incorporadora Trisul, em São Paulo. Imagens: Diego Sousa
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena
Mirant Vila Madalena

Terraços de São Paulo

Texto: Naíza Ximenes

Com a proposta de transformar os terraços paulistanos em um símbolo arquitetônico, o escritório Jonas Birger Arquitetura projetou o Mirant Vila Madalena — um prédio construído pela construtora e incorporadora Trisul, em São Paulo.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Desde que eu estudei arquitetura, a gente analisava a topografia de São Paulo. Há o Espigão da Paulista, que é o topo, e a cidade cai em direção aos rios, para os dois lados da avenida. Nós chamamos essas quedas de ‘terraços de São Paulo’, porque você tem uma vista absurda. Em muitos casos, esse terraço desapareceu, por causa da massa construída que existe na cidade, mas, em outros espaços, ele está preservado — que é o caso da Vila Madalena. De lá você tem uma vista incrívelJonas Birger, arquiteto e sócio do escritório Jonas Birger Arquitetura

A obra tem três destaques que redefinem a experiência de morar na cidade: localização privilegiada, vistas panorâmicas e arquitetura contemporânea.  Situada em um ponto elevado do bairro Vila Madalena e a apenas 300 metros da estação de metrô, o prédio aproveita ao máximo os atributos naturais do terreno, que tem um declive generoso.

“O terreno falava ‘faz isso, eu quero isso...’, ou seja, nós tínhamos que fazer um prédio que tivesse grandes terraços, olhando essa vista espetacular. E esse terreno é muito feliz porque tem duas frentes”, explica o arquiteto Jonas Birger. “São duas ruas, sendo a rua de baixo bem residencial, ótima para fazer apartamentos de três suítes, (...) e na outra rua, que é mais alta, fazer estúdios”, completa.

Panorama privilegiado

Segundo Birger, todo o projeto foi distribuído de forma a valorizar a amplitude e a flexibilidade dos espaços, motivo pelo qual a área de lazer foi posicionada no meio da torre, marcando a transição dos estúdios para os apartamentos maiores. Outro reflexo dessa proposta é o pé-direito duplo do hall de entrada, de dimensão generosa.

foto aérea da área de lazer do Mirant Vila Madalena, que fica no meio da altura do prédio. Há guarda-corpos de brises de madeira, uma piscina com raia de 15 metros na çateral direita, um solário logo à esquerda da piscina e alguns bangalôs na extremidade esquerda<span height= Ao posicionar a área de lazer no meio do edifício, os arquitetos criaram uma transição suave dos estúdios para os apartamentos maiores, além de terem proporcionado maior privacidade para os moradores utilizarem a piscina 


As unidades residenciais foram concebidas com salas de estar envidraçadas e grandes varandas panorâmicas, que não apenas integram os ambientes internos com a vista da cidade, mas também conferem ventilação e luminosidade excepcionais — fatores que reforçam o conceito de moradia urbana confortável e prática.

A arquitetura das fachadas, por sua vez, foi cuidadosamente trabalhada com materiais que equilibram estética e durabilidade, como a madeira, as massas texturizadas e os brises, que complementam a paleta de texturas e mantêm a modernidade visual ao longo dos anos.

Lazer exclusivo

Unindo lazer e sofisticação, o Mirant Vila Madalena foi pensado para atender às mais variadas necessidades dos moradores. Com paisagismo assinado por Benedito Abbud e interiores de Chris Silveira Interior Design, os espaços comuns incluem salão de festas com pé-direito duplo, brinquedoteca, playground para várias idades, e uma área fitness bem equipada com uma vista inigualável.

A piscina, com raia de 25 metros, é rodeada por bangalôs que oferecem um refúgio para relaxar e contemplar o entardecer, já que estão em uma altura intermediária do prédio. Para receber amigos e familiares, o projeto também conta com espaços gourmet, churrasqueira e forno de pizza, que complementam o ambiente acolhedor e moderno idealizado para o empreendimento.

Vale mencionar, ainda, que o desnível entre cotas do terreno foi o que motivou o arquiteto a adaptar o edifício para uso misto. Ao adicionar uma loja (e, consequentemente, transformar a fachada em uma fachada ativa), a equipe possibilitou o aproveitamento do grande movimento de uma das ruas.

“Apesar de parecer assustador, o declive acentuado nos ajudou muito, tecnicamente falando. Ao aproveitar esse desnível, nós pudemos diminuir o custo da construção de subsolos para o estacionamento e encaixá-los ao longo dessa topografia”, diz Jonas Birger. “Da Rua Harmonia, não se vê nenhuma garagem. Da Rua Senador Vergueiro, por sua vez, nós projetamos um verdadeiro bloco para as garagens, como um museu, com algumas aberturas estratégicas que escondem o estacionamento. É um projeto bem redondo na sua formulação. Tudo casou muito bem”, finaliza.

Confira outros projetos de Jonas Birger Arquitetura:

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2020
  • Conclusão da obra: 2023
  • Área do terreno: 2.220 m²
  • Área construída: 21.552 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados