> > > Casa na Fazenda da Grama

Casa na Fazenda da Grama

Casa na Fazenda da Grama
A aconchegante Casa na Fazenda da Grama, projeto de autoria do escritório Farah + Arquitetura e Interiores, recebe abundantes iluminação e ventilação naturais Foto/Imagem:Ines Antich

Vista encantadora

Com mais de 950 m² de área construída, a Casa na Fazenda da Grama, localizada em Itupeva (SP), foi projetada pelo escritório Farah + Arquitetura e Interiores. A ideia era criar uma residência moderna e aconchegante para os proprietários relaxarem nos finais de semana.

Iluminação e ventilação naturais

“Na concepção do projeto, utilizamos eixos de construção bem definidos, a circulação cruzada e muita iluminação natural”, diz a arquiteta Carol Farah.

A sala de estar e a varanda com cozinha gourmet são ambientes integrados Foto: Ines Antich

Os ambientes abertos e integrados por meio de caixilhos de vidro entram em contato com a paisagem, e recebem luz e ventilação naturais. No projeto arquitetônico, o escritório explorou a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da residência.

Materiais naturais

“Exploramos o uso de materiais naturais nos ambientes internos e externos, pois eles proporcionam modernidade ao projeto”, explica Farah.

A madeira pode ser vista em vigas no teto, em painéis nas paredes, no mobiliário e no deck da piscina. A fachada recebeu pedras em tom de areia, o que resultou numa composição harmoniosa entre os materiais e a natureza do entorno.

Ambientes integrados com vista encantadora

“O plano do projeto em ‘L’ proporcionou a divisão dos ambientes em áreas sociais e íntimas, sendo que alguns deles são integrados. Além disso, tanto do térreo como do segundo andar é possível ver toda a área externa” afirma a arquiteta.

O programa é dividido em dois andares: o térreo (social) e o pavimento superior (íntimo). Marcando o primeiro andar, a sala de estar integra-se à varanda com cozinha gourmet e tem acesso à área de lazer, composta de duas piscinas (uma para adultos e uma infantil) e vegetação.

No segundo andar, estão as duas suítes. Ambas têm varanda com extenso guarda-corpo de vidro, que liga os quartos pela parte de fora. “Os clientes queriam todos os quartos voltados para a piscina e para o verde, e o terreno plano facilitou essa programação”, declara Farah.

Veja outras casas de campo na Galeria da Arquitetura:

Residência HD, por Yeda Maretti Chimello

Residência AP, por Simone Meirelles Arquitetura e Interiores

Residência Kurumim, por P.M. Arquitetura

Escritório

FARAH + ARQUITETURA E INTERIORES1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 3004
Área construída: 954

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo