> > > Residência HD

Residência HD

Residência HD
Idealizada com um apelo de casa de campo, a Residência HD tem arquitetura imponente, que prioriza o lazer e a integração. Yeda Maretti Chimello assina o projeto arquitetônico Foto/Imagem:Christian Meyn

Conforto e requinte no interior

Com projeto arquitetônico assinado por Yeda Maretti Chimello, a Residência HD foge dos padrões da área urbana em que foi inserida – na Alameda das Cerejeiras, em Itatiba (SP). Segundo a arquiteta, os proprietários queriam uma casa de campo onde pudessem passar as férias e descansar em contato com a natureza, mas com a segurança de um condomínio fechado.

Todos os armários da cozinha, do espaço gourmet e da lavanderia têm design de linhas retas e arrojadas Yeda Maretti Chimello

Fachada

A fachada da residência é imponente e marcada por linhas retas. Além disso, um charmoso telhado que cobre toda a sua extensão entra em harmonia com as áreas verdes que a envolvem.

O acesso ao interior é dado por uma encorpada porta de madeira que vai do chão ao teto. Já na entrada, um hall com pé-direito duplo mostra uma forte integração visual entre os ambientes.

Porém, de acordo com Chimello, o maior desafio para a projeção da Residência HD foi a declividade do terreno em que foi inserida. “Para driblar esse fato, resolvi fazer com que os setores social e de serviços ficassem no mesmo nível, ao passo que, para a área intima, foi utilizado o nível superior, proporcionando maior privacidade para a família”, menciona.

Ambientes e seus materiais

O térreo da casa é totalmente integrado à paisagem, graças ao uso de amplos painéis de vidro emoldurados por madeira laqueada. Esse recurso permitiu que o living, a sala de jantar e o espaço gourmet se tornassem praticamente um só ambiente. Outro recurso que ajudou a reforçar a sensação de unidade foi a utilização de um mesmo piso de mármore bege.

Esses espaços de convivência foram ligados à área externa, organizados em uma planta em ‘L’ formada por um extenso jardim e por uma piscina integrada à sauna. Esse jardim é dotado de um sistema de irrigação que pode ser acionado automaticamente em determinados horários do dia e a água utilizada vem diretamente da cisterna da casa. Além disso, como fonte para aquecimento da água foi utilizado um sistema solar interligado ao elétrico.

Residência HD - Conforto e requinte no interior
O térreo da casa é totalmente integrado à paisagem Foto: Christian Meyn

Por outro lado, a bancada em Corian® que se estende como um único bloco recebeu diferentes tonalidades e texturas, e os armários feitos com materiais nobres fazem um interessante e elaborado contraponto ao estilo proposto. “Todos os armários da cozinha, do espaço gourmet e da lavanderia têm design de linhas retas e arrojadas”, comenta a arquiteta.

O mármore bege foi escolhido para os ambientes sociais por ter uma tonalidade clara e que possibilita total liberdade na composição do mobiliário. Os acabamentos, com coloração neutra, como o mármore e a madeira, promoveram elegância, praticidade e requinte à Residência HD.

Apenas uma suíte foi instalada no térreo, para usos eventuais, as demais foram projetadas no pavimento superior.

Para facilitar a limpeza dos ambientes, foi utilizado em toda casa um sistema de aspiração central.


Escritório

Yeda Maretti Chimello1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 2380
Área construída: 627

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo