> > > Casa Ram

Casa Ram

Casa Ram
A Casa Ram foi desenvolvida para ser um espaço que oferecesse a sensação de proteção e alívio do estresse diário Foto/Imagem:Carol Sabio

Refúgio da rotina

Como todas as casas construídas pelo escritório Elaine Zanon & Claudia Machado Arquitetos Associados, a Casa Ram, localizada em Curitiba, Paraná, tem o objetivo de fazer que os moradores sintam que estão em constantes férias, sendo um local seguro para aliviar o estresse do dia a dia. “A moradia é um refúgio que proporciona qualidade de vida”, comenta a arquiteta Elaine Zanon.

Formas e volumes na fachada

A residência de 793,48 m² foi desenvolvida a partir do formato em "U". A fachada possui linhas contemporâneas marcadas por volumes simétricos salientados pelo material limestone e pelos vãos obtidos pelas esquadrias com vidros verdes, que realçam a pedra natural. O pergolado em concreto na cor branca sobre a porta marca o acesso principal.

Layout e projeto de interiores

Da porta principal já é possível ver a escada, grande escultura da construção, que dá acesso ao pavimento superior e ao jardim ao fundo. Auxiliando essa composição há o pé-direito duplo, disposto simetricamente nas laterais da escada, o que remete a uma sensação de amplitude. À direita de quem entra na residência, está a área social e à esquerda, a área de lazer. “O cliente queria algo muito descontraído e alegre para o espaço da família, por isso, o projeto de interiores foi desenvolvido com este propósito”, completa.

O espaço gourmet é uma extensa área com um balcão amplo e várias mesas, preparado para receber um grande número de pessoas. Sua vista se estende a piscina e ao SPA vedado por vidro, que adquire um caráter lúdico à noite.

A arquiteta relata que para o design de interiores se inspirou em obras de grandes artistas, como as de Mondrian e a poltrona Donna 1969, de Gaetano Pesce. “Essa poltrona foi revestida de stretch vermelho-cereja e se destaca na composição interna, quebrando a sobriedade e preservando o conforto e a elegância presentes no projeto”.

A cor amarela foi trabalhada na cozinha, para criar um clima de alegria nas refeições familiares. O espaço kids reflete a inspiração na obra de Mondrian. Na suíte do casal as paredes receberam papel prateado e espelho. A cabeceira da cama de couro na cor branca compõe harmoniosamente com o tapete de fio de seda.

Detalhe por detalhe

“A concepção do partido arquitetônico passa por todas as etapas da obra. Desde o dimensionamento dos espaços, a escolha dos acabamentos, o paisagismo, o detalhamento dos ambientes internos, até a produção personalizada dos ambientes. O resultado é uma obra com unidade de conceito e estilo”, finaliza Elaine.


Fornecedores desta obra

Esquadrias

Weiku do Brasil

Escritório

Elaine Zanon & Claudia Machado Arquitetos Associados14 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 1.434
Área construída: 793

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo