> > > Casas Hermanas

Casas Hermanas

Casas Hermanas
As Casas Hermanas foram projetadas pela arquiteta Monica Drucker para serem irmãs no conceito arquitetônico Foto/Imagem:Ruben Otero

Um programa, dois projetos

A arquiteta Monica Drucker, fundadora do escritório Drucker Arquitetos Associados, baseou-se em objetivos projetuais concisos para desenvolver o programa em conjunto das Casas Hermanas. “Precisava ser arrojado, instigante e que se destacasse pela proporcionalidade da forma e da simplicidade da arquitetura”, explica a responsável pelo projeto arquitetônico, que foi adotado para atender aos clientes construtores, Marcello Vieira e Douglas Balaguer.

As duas residências são irmãs graças ao partido que se reporta à mesma fonte formal, cujas estruturas de lajes e vigas estão amplamente em balanço, com poucos pilares, e também pela escolha dos materiais. Na Casa 1, predominam pedra, vidro e metal; na Casa 2, madeira, vidro e metal.

Programa em conjunto

A arquiteta utilizou uma diretriz para construir de maneira mais gentil, baseando-se na vida cotidiana para conceber os dois projetos residenciais em harmonia com o bairro bem ajardinado e tranquilo. “As casas resultam dos limites formais de dois terrenos planos de iguais dimensões, que se encontram em uma área valorizada e arborizada da cidade de São Paulo”, conta.

No local, são permitidas apenas construções residenciais com coeficiente de aproveitamento 1 e taxa de ocupação de 50%. Há, ainda, a exigência de um recuo frontal de 5 m e, à época da aprovação, uma altura menor ou igual a 6 m. “Dessa forma, decidimos tirar partido da largura do lote para a concepção de um pavimento térreo praticamente livre, integrado e contínuo, da frente até os fundos”, explica Drucker.

Articulação estrutural

As duas casas, contemporâneas e arrojadas, e destacam-se em meio às construções do bairro – a maioria delas das décadas de 1960 e 1970. O estilo arquitetônico foi solicitado pelos seus proprietários e construtores.

O projeto reflete a tendência de se habitar de modo amplo e compartilhado, privilegiando áreas conjugadas, como varandas, salas, cozinhas e lazer externo, além de fluxos internos que permitem eficiência termoenergética.

Casas Hermanas - Um programa, dois projetos
As residências se destacam em meio às construções das décadas de 1960 e 1970 do bairro, refletindo a tendência de se habitar de modo amplo e compartilhadoFoto: Ruben Otero

O vazio do pé-direito duplo implantado no térreo – nos halls de entrada – tem como princípio a circulação e a transição do nível da recepção, do lazer e das visitas, para o nível superior, ou seja, a área íntima da casa, onde ficam os dormitórios.

“Os pés-direitos no térreo são de 2,70 m, com exceção da entrada social, que tem 5,90 m de altura. O andar superior tem pé-direito de 2,60 m”, descreve a arquiteta.

Construção

Para a construção das duas casas, foram recomendados e executados todos os projetos em conjunto, tais como levantamento topográfico, aprovação do projeto arquitetônico na prefeitura, estrutura e fundação, hidráulica e elétrica – com todas as peculiaridades da arquitetura “verde” –, além do sistema de ar-condicionado, o layout do mobiliário, o paisagismo, a iluminação e o memorial descritivo de acabamentos.

Drucker conta que o revestimento escolhido para o pavimento térreo das Casas Hermanas foi o porcelanato de concreto e, para a área externa, o porcelanato antiderrapante. O piso do pavimento superior é o taco de madeira cumaru. Já as piscinas foram revestidas com pastilhas.

“A iluminação foi executada com sistema automatizado de lâmpadas LED, a fim de durarem e economizarem mais, e é toda dimerizada”, conclui a arquiteta.


Produtos utilizados nesta obra

Vidro Temperado - Divinal Vidros

Divinal Vidros

Vidro Laminado - Divinal Vidros

Divinal Vidros

Escritório

Drucker Arquitetos Associados13 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 540
Área construída: 450

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo