> > > Nova unidade Sesc Guarulhos

Nova unidade Sesc Guarulhos

Nova unidade Sesc Guarulhos
O Sesc Guarulhos destaca-se dos outros clubes da rede pela grande praça de convivência e por ser o primeiro a ser escolhido e projetado por meio de um concurso público de arquitetura Foto/Imagem:Divulgação Dal Pian Arquitetos Associados

Arquitetura a serviço do social

A Nova unidade do Sesc Guarulhos contempla um edifício catalizador e produtor de atividades sociais que responde às demandas programáticas sociais, educacionais e esportivas, estabelecidas pela rede Sesc-SP. Para atender a essas necessidades, o escritório Dal Pian Arquitetos Associados projetou a edificação em torno de uma grande praça de convivência, totalmente voltada ao público que recepciona.

“Projetar é um percurso de referências. Envolve o que estudamos, aprendemos, vivenciamos, observamos e refletimos em função de um programa, de um lugar e das diversas e variadas condicionantes que um projeto sempre nos apresenta. Com o projeto Sesc Guarulhos não foi diferente, também iniciamos esse percurso”, relata o arquiteto e autor, Renato Dal Pian.

Estruturação do projeto

O projeto se estrutura no entorno de uma grande praça de convivência que recepciona os visitantes, além de concentrar, articular e distribuir as diversas atividades complementares do complexo. Esse espaço é arborizado, transparente e permeável às perspectivas externas. Uma praça integradora que expõe os acontecimentos do edifício e incorpora a paisagem circundante a seus ambientes internos.

“A praça de convivência possui um sistema de cobertura composto por grelhas metálicas, vidro, extratores de ar e brises de proteção solar, que filtram a luz natural e servem de coroamento a esse espaço diáfano de mediação entre o ambiente natural e o construído. Além disso, vale ressaltar que o projeto terá também certificação LEED, selo GOLD”, explica o arquiteto Renato Dal Pian.

Os ambientes resguardam suas atividades autônomas, são consequentes, transparentes e de imediata leitura por parte do usuário. “É um projeto extrovertido e amigável, que procura estimular o encontro, a convivência e a sociabilidade”, comenta

Fachada mistura vidro, concreto, metal e pedra

Para o projeto de fachada, o arquiteto contrapõe com elementos opacos e elementos de grande permeabilidade e transparência. São utilizados nesta área materiais tradicionais e de grande durabilidade e resistência, como por exemplo vidro, concreto, metal e pedra.

Projeto de iluminação e paisagismo

“O diferencial no sistema de iluminação está na entrada de luz natural presente na maioria dos ambientes com grande fluxo e concentração de pessoas. Isso torna a obra eficiente energética e termicamente”, conta Renato.

Já no projeto de paisagismo, os destaques são o jardim interno com iluminação natural; a drenagem dos jardins por biovaletas – depressões lineares preenchidas com vegetação, solo e elementos filtrantes que processam a limpeza da água da chuva e aumentam o tempo de escoamento –; os jardins verticais; o teto verde e as hortas utilizadas para educação ambiental.

Concepção do projeto de interiores

“A nova unidade do SESC se oferece ao uso público intenso, diversificado e constante. Tanto o mobiliário projetado por nós quanto o especificado foram pensados para oferecer resistência, funcionalidade e uso universal a toda gama de usuários”, expõe.

O desenho exclusivo de marcenaria e serralheria adota os mesmos critérios formais na maioria dos ambientes, estabelecendo a identidade visual e compositiva de todo o conjunto. Além disso, vale a pena destacar que o projeto foi o primeiro, de uma nova série de unidades do SESC-SP, escolhido por meio de concurso público de arquitetura.

Conheça outras unidades do SESC: Sesc Santo Amaro, Sesc Sorocaba e Sesc Franca.

Escritório

Dal Pian Arquitetos4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 22.000
Área construída: 30.000

Tipo de obra:
Centros Culturais

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo