> > > Estúdios Capelinha 244

Estúdios Capelinha 244

Estúdios Capelinha 244
No projeto do edifício Estúdios Capelinha 244, o escritório Arquitetos Associados buscou eliminar paredes e aumentar os espaços externos, como jardins e terraços Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Arquitetura livre

O edifício Estúdios Capelinha 244, localizado na cidade de Belo Horizonte (MG), foi construído em 2011 pelo escritório Arquitetos Associados para inovar os espaços do mercado imobiliário. O projeto arquitetônico buscou eliminar barreiras e favorecer a integração visual e física. "Procuramos evitar a típica compartimentação dos apartamentos", conta o arquiteto Carlos Alberto Maciel.

Detalhes da construção

Devido ao declínio suave do lote – que mede 10 x 40 m – as garagens foram posicionadas no subsolo do edifício. Além disso, para otimizar o terreno estreito, as aberturas se concentram na frente e no fundo da edificação.

O edifício Estúdios Capelinha 244 possui, ao todo, dez unidades, todas com área privativa. “O aspecto mais interessante é o fato de que todos os apartamentos dispõem de uma área externa: aqueles ao nível térreo têm um jardim externo, e os superiores, um terraço na cobertura”, menciona Maciel.

Sem barreiras

A pouca compartimentação dos apartamentos também chama a atenção no projeto de interiores, de modo a oferecer aos moradores total liberdade para transformar o espaço conforme suas necessidades, sem paredes limitando sua criatividade.

Estúdios Capelinha 244 - Arquitetura livre
O projeto teve como proposta integrar e otimizar os ambientesFoto: Leonardo Finotti

Os ambientes internos do edifício Estúdios Capelinha 244 são integrados por um vazio que amplia verticalmente os apartamentos e os distribui de forma compacta, em dois ou três níveis. “A sala de estar se abre para uma varanda e para um jardim, aumentando a área de convívio social. No pavimento superior, os dormitórios se conformam como mezaninos, abertos para o vazio interno”, explica o arquiteto.

As unidades do térreo têm as áreas frontais e laterais privativas, ambientadas como pequenos sobrados, todas com um quintal gramado. Já as coberturas possuem terraços em deck com vista para a cidade mineira e para a Serra do Curral.

Materiais econômicos

Os materiais empregados no edifício Estúdios Capelinha 244 são simples e duráveis, permitindo concentrar esforços e investimentos em amplas aberturas, portas de correr, jardins particulares e elevador. A qualidade ambiental dos materiais foi outro aspecto considerado.

Do lado externo, as fachadas receberam pinturas texturizadas. “O aço foi aplicado no muro frontal, nas escadas e nos guarda-corpos dos apartamentos. O vidro foi empregado nas esquadrias de amplas aberturas. E o granilite utilizado nas circulações coletivas, salas e banheiros”, conclui Maciel.

Escritório

Arquitetos Associados18 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 405
Área construída: 1117

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo