> > > Mezaninos

REFERÊNCIAS /

Mezaninos

Sempre em alta, os mezaninos proporcionam novas possibilidades de programa e decoração, uma vez que criam novos ambientes.
Do italiano mezzanino, esse espaço – parecido com uma plataforma – é concebido entre o piso térreo e o primeiro andar de uma edificação.
Apesar de comum em residências, também pode ser projetado em hotéis; lojas, espaços corporativos e até industriais.

Os mezaninos são uma ótima solução para aumentar ainda mais a área útil das edificações – e não são considerados um pavimento extra. Esse elemento deve ser inserido em cômodos com pé-direito alto. No projeto e construção é necessária atenção especial à metragem: a medida ideal varia entre um terço e metade da área do piso.

Estrutura e execução

É possível estruturar o mezanino em concreto armado, em ferro, aço, madeira... as opções são diversas e devem ser definidas de acordo com as condições do local e com a estrutura da edificação. Independentemente do tipo de obra, a implantação exige o acompanhamento de um profissional qualificado para auxiliar no cálculo estrutural, na escolha dos materiais e na execução do projeto.

Proteção é necessária

Como o espaço encontra-se entre o térreo e o pavimento acima, é essencial incluir guarda-corpos de proteção ao seu redor. Eles garantem a segurança de quem frequenta o ambiente e podem ser concebidos em concreto, metal ou madeira. O vidro é comumente visto nesses fechamentos, tanto junto às estruturas metálicas quanto ‘sozinhos’, aplicados diretamente nas vigas das passarelas instaladas na estrutura.

Veja também: Guarda-corpos devem atender à norma técnica NBR 14.718

Ideias de uso

Nos projetos comerciais normalmente os mezaninos são usados para melhor aproveitamento do espaço. Nas lojas acomodam estoques, nos corporativos podem ser usados para a guarda de arquivos e, nos industriais para estoque de materiais.

Com a popularização dos lofts – moradias pequenas, com cômodos integrados e sem divisórias – os mezaninos passaram a figurar nos projetos residenciais com mais frequência. Normalmente são usados em áreas de convívio como salas de estar e jantar, mas também conferem charme especial aos quartos – criando espaços privativos ou até lúdicos.

Além do aumento da área útil, os espaços com mezanino ganham uma concepção mais casual, informal. A laje pode abrigar salas de TV, home offices, salas de leitura e descanso ou até espaços de simples circulação, que podem receber decorações criativas e muito charmosas. Vale soltar a imaginação...

novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo