
Texto: Naíza Ximenes
O escritório Alfa 2 Arquitetura desenvolveu o novo conceito da sede do Grupo OLX com a missão de projetar um espaço essencialmente colaborativo no 15º andar de um prédio comercial na Avenida Paulista.
Famosa pelo jingle “desapega, desapega... OLX!”, a empresa global de comércio eletrônico precisava de um ambiente de conexão e interação entre os colaboradores, que servisse como um ponto central para os 630 funcionários que cumprem suas jornadas em formato híbrido — ora presencialmente, ora de home-office.
A equipe do Grupo OLX contou que nenhum aspecto do processo aconteceu por coincidência — nem mesmo a localização do edifício escolhido. Isso porque eles coletaram os CEPs de todos os possíveis utilitários do escritório e, cruzando todos os dados, escolheram o ponto de São Paulo que tivesse o acesso mais democrático e facilitado para todos.
A ideia principal do projeto era integrar elementos de São Paulo ao escritório, utilizando um design que refletisse a identidade da empresa e a importância da localização na Avenida Paulista. Com um layout flexível, o espaço foi pensado para ser multifuncional, oferecendo áreas para eventos, descompressão, reuniões e trabalho colaborativo.
“O programa de necessidades que eles nos trouxeram era de um espaço de conexão. Era muito importante ter um espaço de eventos, sala de reuniões em tamanhos P, M, G, um número reduzido de estações de trabalho...”, explica a sócia e arquiteta do escritório, Gabriele Farias. “Foi pensando nisso que nós criamos 80 posições de trabalho fixas, para uma média de 630 colaboradores, além de copas, espaços de encontro, espaço de descompressão, copa fechada, refeitório etc.”, diz.
Outro ponto importante do projeto é a linguagem visual, marcada pelo uso de cores vibrantes e texturas que seguem o manual de marca da OLX — uma estratégia que reforça a identidade visual da empresa.
A distribuição do layout foi pensada para proporcionar uma experiência de trabalho dinâmica. Ao entrar no escritório, os colaboradores e visitantes são recebidos por uma recepção compacta, marcada pelo color block roxo, cor predominante no branding da OLX. Em seguida, o espaço é dividido em três partes principais: a área de eventos e descompressão, a área de staff e o espaço colaborativo.
O coração do projeto é a área de eventos, onde uma arquibancada foi estrategicamente posicionada de frente para a Avenida Paulista, tornando a vista da cidade um dos grandes atrativos do local. Essa área, além de ser usada para grandes encontros e apresentações, também serve para momentos de descompressão no dia a dia dos colaboradores, reforçando a ideia de integração e relaxamento no ambiente de trabalho.
Logo em frente, há uma copa, central e aberta, que complementa esse espaço, funcionando tanto para eventos quanto para o uso cotidiano dos funcionários. Elementos típicos de São Paulo, como o famoso piso da Avenida Paulista, projetado por Myrthes Bernardes, e um grafite com referências à cidade, trazem um toque local e autêntico ao projeto.
A área de trabalho, por sua vez, foi desenhada com 80 estações fixas, distribuídas de maneira a promover a interação entre as equipes. Além disso, foram instaladas cabines telefônicas e phonebooths duplos, para que os colaboradores possam realizar reuniões mais privadas sem sair do ambiente aberto.
Já o espaço colaborativo, equipado com sofás e poltronas, oferece um ambiente mais descontraído para reuniões informais, criando um equilíbrio entre trabalho e relaxamento.
Um dos pilares do projeto foi a sustentabilidade, seguindo a missão da OLX, que faz parte de um grupo focado na economia circular. O cuidado com o uso de materiais recicláveis foi primordial em todas as etapas, com destaque para o material acústico (que contém 70% de material reciclado) e para o piso vinílico, que pode ser reciclado até oito vezes.
O uso de materiais que dialogam com a proposta visual do escritório também foi determinante para o projeto. Painéis de madeira clara equilibram as cores vibrantes do design, criando uma base neutra que dá destaque aos elementos mais marcantes, como o grafite e o piso da copa.
Já a acústica, presente em todos os ambientes, foi projetada com forros nuvem de diferentes formatos e desníveis, garantindo o conforto auditivo e contribuindo para a estética inovadora do projeto.
“O principal objetivo era liberar essa planta por completo e trazer todos os serviços para o core do prédio, de maneira estratégica, liberando as esquinas dessa laje corporativa. Quando vimos que havia alguns bloqueios, nós acabamos demolindo grande parte dessas estruturas para liberar essas esquinas e trazer mais luz natural para dentro do projeto”, finaliza André Almargo, sócio e arquiteto do Alfa 2 Arquitetura.
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