Texto: Naíza Ximenes
Diante da necessidade de ter um espaço exclusivo para eventos e com um terraço livre, um escritório de investimentos de Brasília (DF) contratou os arquitetos do Fogo Arquitetura para projetar um rooftop no topo do prédio onde está localizado. O projeto foi batizado de Rooftop Grupo Voga.
O briefing era claro: os proprietários queriam um espaço que pudesse ser adaptado tanto para reuniões, quanto para eventos indoor e outdoor. O design do ambiente deveria ser flexível, refletir a identidade da empresa e oferecer uma atmosfera descontraída para os colaboradores, clientes e visitantes.
Uma premissa indiscutível para o espaço era o aproveitamento da vista panorâmica do entorno. Com base nisso, além do palco e do gazebo, a equipe de arquitetos criou uma sala de vidro, que permite uma experiência imersiva do skyline de Brasília.
Para adaptá-la e utilizá-la sob qualquer circunstância climática, a construção de serralheria e vidro também ganhou uma persiana romana blackout em todo o interior, que torna o ambiente confortável sob vários aspectos. O revestimento protege os utilitários tanto da luz em excesso, quanto da falta dela, transformando o céu de Brasília em uma parte da decoração.
Os arquitetos contam que, para este projeto, a equipe se inspirou no Centro Financeiro de Londres, conhecido por seus arranha-céus de vidro e rooftops modernos. O projeto brasiliense ainda ganhou uma grande escultura de touro em fibra de vidro, simbolizando o bull market — termo utilizado para refletir ciclos em alta das bolsas de valores.
Além disso, o design de interiores dividiu insights londrinos com alguns toques minimalistas, industriais e mediterrâneos, também utilizados na área interna do escritório — onde estão outras salas de reunião, bar, copa e lavabo.
Os materiais escolhidos para a construção incluem aço, vidro e tijolos aparentes, complementados por uma iluminação intimista e móveis de veludo que adicionam um toque de aconchego.
Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados