Logo Construmarket
Banner

AG House

AG House
Localizada em Uberlândia (MG), a AG House é um projeto do escritório Studio Porto Arquitetura. Imagens: Israel Gollino
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House
AG House

Essência minimalista

Texto: Naíza Ximenes

Localizada em Uberlândia (MG), a AG House é um projeto do escritório Studio Porto Arquitetura que foi concebido para clientes amantes do minimalismo. Marcada por uma integração fluida, a casa combina simplicidade, requinte e funcionalidade em um único conceito.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

O intuito era criar um espaço adaptado para um estilo de vida simples e elegante, valorizando a utilização de materiais naturais como elementos arquitetônicos no projeto. Além disso, a morada deveria ser inteiramente térrea e contar com uma área de lazer naturalmente iluminada.

Como a construção seria posteriormente revendida, fez-se necessária uma abordagem delicada do escritório. Se, por um lado, a equipe de arquitetos deveria imprimir sua personalidade no projeto, por outro, também precisaria criar algo neutro para aumentar as chances de venda.

Nobreza do design inteligente

Com um terreno de formato trapezoidal e leve declive, o projeto foi pensado para otimizar a incidência solar interna e criar uma conexão harmoniosa com a natureza ao redor. Pensando nisso, a equipe de arquitetos apostou em um layout em formato de “L”, posicionado de forma que valorizasse os detalhes e a funcionalidade do espaço.

Desta forma, a morada foi capaz de proporcionar uma experiência singular de privacidade na área íntima, ao mesmo tempo em que oferece uma conexão visual contínua com o exterior. Um dos elementos mais marcantes é a imponente janela de madeira cumaru, que se abre para um jardim exuberante.

Foto da área de lazer da AG House, com panos de vidro de correr no centro da foto <span height= Os panos de vidro garantem a entrada de luz natural em abundância no interior da casa 


Quanto à materialidade, a aposta foi em alternativas naturais, como concreto em ripas, granito e mármore, que dão autenticidade ao conceito. Para a estrutura, no entanto, a escolha foi pela madeira carbonizada shou sugi ban e tauari, que moldam a residência, proporcionando uma identidade única ao projeto.

De acordo com os arquitetos, a sustentabilidade é um pilar central no conceito da AG House. A ênfase em matérias-primas de qualidade, na iluminação natural e na ventilação eficiente, juntamente com a inclusão de espaços verdes, define a espinha dorsal do projeto.

O design paisagístico, que incorpora plantas tropicais, criou um microclima agradável, melhorando a ventilação e o conforto térmico dos espaços. Grandes áreas envidraçadas, portas deslizantes e aberturas horizontais permitem a entrada abundante de luz natural, enquanto as vistas para o jardim estabelecem uma conexão fluida entre o interior e o exterior da casa.

Essa integração promove não apenas a eficiência energética ao reduzir o consumo de energia elétrica, bem como uma experiência sensorial rica para os moradores, que podem desfrutar dos sons e aromas da natureza ao seu redor.

A instalação de placas de energia solar reforça o compromisso com a sustentabilidade, criando um ambiente que encoraja um estilo de vida saudável e em harmonia com o meio ambiente.

Confira outros projetos de Studio Porto Arquitetura:

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2021
  • Conclusão da obra: 2023
  • Área do terreno: 759 m²
  • Área construída: 379 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados