Texto: Naíza Ximenes
O escritório Conrado Ceravolo Arquitetos projetou, em São Paulo, a nova sede da Upload Ventures, com a missão de transformar uma antiga casa em um ambiente corporativo que reflete a personalidade criativa e despojada da multinacional.
Especializada em incentivar mentes criativas a viabilizarem seus negócios, a empresa necessitava de um espaço que promovesse a inovação, mas que, ao mesmo tempo, fosse informal e aconchegante. Nas palavras do proprietário, “um escritório com cara de bar”.
Para sediar esse novo projeto, os clientes adquiriram uma propriedade no Jardim Paulistano, bairro nobre da capital paulista. Lá, havia uma antiga casa, que já tinha sido transformada em imóvel corporativo, mas completamente compartimentado e com algumas deficiências estruturais.
Assim, a equipe de arquitetos revitalizou toda a construção. Eles abriram o máximo permitido das estruturas, mas mantiveram a integridade do espaço ao disfarçar algumas partes com peças metálicas pretas, como o forro acústico — uma solução que preservou o charme industrial do local, ao mesmo tempo em que otimizou a funcionalidade dos ambientes.
O projeto foi dividido em dois andares. No andar inferior, o espaço ganhou uma atmosfera acolhedora e convidativa, definida pelo hall de entrada e área social. Na recepção, o destaque é a parede de cobogós — de estrutura metálica e com o logo da Upload vazado por toda a sua extensão —, que leva à área social, com um grande sofá e poltronas removíveis para conferir flexibilidade ao ambiente.
As paredes de tijolinho e a iluminação de LED com tonalidade quente criam um ambiente intimista, ideal para o networking e para eventos informais. O bar, que serve como copa e ponto de apoio, reforça a identidade descontraída da empresa.
Um canto alemão, com bancos de couro e uma mesa circular central, adiciona um toque clássico e funcional ao design. No teto, uma luminária com o mesmo diâmetro da mesa harmoniza o conjunto, criando um ponto focal no ambiente.
Nos fundos do pavimento térreo, um pequeno espaço ao ar livre se conecta à maior sala de reuniões da empresa, que alterna paredes de tijolinhos e vidro, proporcionando um equilíbrio entre privacidade e transparência. Na passagem para o andar superior, a parede de vidro foi adesivada com o logo da Upload, reforçando a identidade visual da empresa e criando todo um jogo de luz e sombra.
Já no pavimento superior, duas salas de reunião menores e mais reservadas foram posicionadas nas extremidades do espaço, oferecendo ambientes tranquilos para discussões privadas.
Seguindo para a outra extremidade do pavimento, há um espaço verde com bastante vegetação e uma rede de descanso — um refúgio para os colaboradores. Mais à frente, a lateral é tomada pelas phonebooths, projetadas para garantir privacidade nas chamadas. Por fim, o workspace com cerca de 20 baias de trabalho preenche todo o espaço restante.
Nesse ambiente, os arquitetos encontraram um desafio importante: lidar com uma parede estrutural que dividia os dois lados do workspace. Como a parede não podia ser removida, os arquitetos criaram um vão, permitindo a conexão visual entre os dois lados, o que promoveu a integração e a comunicação entre os colaboradores.
Além dos espaços internos cuidadosamente planejados, o projeto também inclui um terraço que abriga um jardim de inverno, oferecendo um local de relaxamento em meio ao ambiente dinâmico da empresa. Redes e bancos de madeira foram estrategicamente posicionados para proporcionar momentos de descanso durante as pausas.
Confira outros projetos de Conrado Ceravolo Arquitetos:
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados