Texto: Naíza Ximenes
Com projeto do escritório BLOCO Arquitetos, a Casa 350 foi construída em tempo recorde em Brasília – DF. Para encarar esse desafio, a equipe de arquitetos apostou em estratégias práticas, fáceis e rápidas de construção, que determinaram as escolhas de modulação, acabamentos e materiais estruturais.
Além do curto prazo, o projeto deveria ser econômico. Assim, com tempo e orçamento apertados, a solução encontrada foi construir a casa inteira em estrutura metálica – um material facilmente encontrado no mercado e de montagem rápida.
Em contrapartida, o projeto também ganhou alguns elementos montados por mão-de-obra local, integrando o artesanal ao pré-fabricado, como os forros de madeira e os pisos do térreo.
A planta da Casa 350 foi organizada em dois volumes sobrepostos perpendicularmente, com uma malha regular de 350x350cm, que dá nome ao projeto. O primeiro volume, localizado no térreo, abriga as áreas sociais e de serviços, voltadas para norte e sul, com a piscina inserida nesse contexto.
Já o segundo volume, no pavimento superior, abriga os quartos, todos voltados para o sol nascente, garantindo iluminação natural adequada e conforto térmico.
Uma das características marcantes do projeto são os balanços de sete metros em cada extremidade do pavimento superior, criando áreas cobertas no térreo que servem como extensões das varandas e áreas sociais, além de oferecer abrigo para automóveis. Essa configuração permite uma integração harmoniosa entre os espaços internos e externos, potencializando o uso das áreas sociais.
Os materiais utilizados (especialmente nos revestimentos) foram escolhidos para aliar eficiência e estética. Toldos motorizados, retráteis e translúcidos foram instalados em todos os vãos abertos, proporcionando controle da entrada de luz natural e ajuste da privacidade.
Os pisos do térreo, por sua vez, foram construídos em concreto moldado no local, enquanto as lajes do pavimento superior e da cobertura utilizam o sistema "steel deck", conferindo leveza e resistência à estrutura.
As paredes internas foram construídas em drywall, enquanto as paredes externas receberam diferentes tratamentos: alvenaria comum para o perímetro e revestimento de placas de alumínio composto nas empenas cegas sem beirais de proteção.
Com estrutura predominantemente pré-fabricada combinada com toques artesanais, a Casa 350 ganhou uma estética limpa e moderna, com materiais que asseguram a durabilidade da construção.
Confira outros projetos de BLOCO Arquitetos:
Escritório
Termos mais buscados