> > > Apartamento 360°

Apartamento 360°

Apartamento 360°
Laje em concreto aparente e elementos em aço corten ajudam a integrar o Apartamento 360°, concebido pelo escritório Bruno Moraes Arquitetura em coautoria com o SP Estudio Foto/Imagem:André Laiza

Estar único

Num dos 22 andares do edifício 360°, localizado no bairro Alto da Lapa, em São Paulo, e projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, encontra-se este apartamento de ambientes integrados e estilo puramente industrial.

Reformado pelo escritório Bruno Moraes Arquitetura em coautoria com o SP Estudio, o Apartamento 360° (nome inspirado no edifício) estava totalmente cru – sem piso, nem forro. Como descreve o arquiteto Bruno Moraes, isso foi considerado uma vantagem, pois facilitava a aplicação de novos revestimentos.

Em contrapartida, havia dois entraves: a existência de apenas dois dormitórios e de uma barreira, feita de paredes e porta de correr, que separava a varanda da sala de estar.

Integração e estilo industrial

A necessidade de criar um quarto para um dos filhos do casal de proprietários levou Bruno Moraes e as arquitetas do SP Estudio, Fabiana Silveira e Patricia de Palma, a repensarem todo o projeto do apartamento. Nessa empreitada, se depararam com um pilar dentro do box da suíte principal. “Aproveitamos isso e mantivemos a estrutura em concreto aparente. Para valorizar ainda mais, propomos a iluminação focal”, explica o arquiteto.

Outra demanda do Apartamento 360° era ampliar a área de estar, que estava comprometida com a divisão entre a varanda e a sala. Ao removerem as paredes e a porta de correr que separavam esses ambientes, os arquitetos deram novo uso ao espaço, seja como sala de jantar ou até mesmo como um lounge com TV para receber convidados. Além disso, um único forro em concreto aparente ajuda a integrar esses cômodos.

Eles ainda seguem completamente integrados à cozinha que, por sua vez, foi executada em ilha. Dessa forma, somente a bancada em Corian® separa este espaço da sala de estar. Um forro em grelha, feito em chapa perfurada de aço corten, flutua sobre a área intensificando a sensação de integração. Moraes justifica a escolha: “precisávamos de um elemento de ligação, que trouxesse uma escala mais humana e aconchegante.”

Apartamento 360° - Estar único
Detalhe para os pendentes da mesa de jantar, que jogam fachos de luz sobre a parede de aço corten Foto: André Laiza

Em todo o piso do imóvel foi aplicado um porcelanato que imita o aspecto do concreto aparente, enquanto a porta de entrada e a parede da sala de jantar/varanda recebem o mesmo material, porém, reproduzindo o efeito do aço corten.

De acordo com o arquiteto, a busca por ambientes integrados e a escolha por estruturas em concreto aparente (forro e pilares) e também pelo aço corten levaram em consideração o estilo industrial dos lofts nova-iorquinos.

Nessa composição, contudo, destaca-se outro material. Para disfarçar o corredor dos quartos – que segundo Moraes era estreito e sem identidade –, os profissionais revestiram a área e sua porta de entrada com painéis de madeira folhados em freijó linheiro. “Até os puxadores são esculpidos na marcenaria”, complementa o arquiteto.

Iluminação de cima a baixo

O projeto de interiores do Apartamento 360° conta com iluminação natural e artificial. Para iluminar o corredor dos dormitórios, por exemplo, os arquitetos fizeram uma parede de cobogó logo no início dele. Através desse elemento vazado, a luz natural da varanda entra no espaço, enquanto luminárias jogam luz para cima e spots embutidos no contrapiso geram focos de luz e sombra bem nítidos.

Toda infraestrutura do imóvel (elétrica, hidráulica e de ar-condicionado) passa por dentro de dutos girovais, que foram pintados de preto para combinar com o forro e as luminárias. Eles percorrem toda a laje desde a cozinha até a varanda.

Moraes salienta que o projeto de iluminação é dimerizável e todo o imóvel abrange o sistema de automação. “O cliente controla tudo pela tela do celular: acende as luzes, liga a TV, olhas as câmeras nos quartos dos bebês etc.”, conclui.

Na decoração, os arquitetos utilizaram 90% dos móveis feitos por designers brasileiros, como Jader Almeida. Outros são de designers franceses.

 

Escritório

Bruno Moraes Arquitetura e Interiores4 projeto(s)SP Estudio8 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2013
Área construída: 183

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo