> > > Edifício 360°

Edifício 360°

Edifício 360°
Com fachadas dinâmicas, visão privilegiada da cidade e amplas varandas que facilmente podem ser chamadas de ‘quintais’, o empreendimento 360º faz parte de uma leva de construções humanizadas e voltadas para a sustentabilidade Foto/Imagem:Divulgação

Casa nas alturas

Localizado no topo de uma colina, no Alto da Lapa, em São Paulo, o edifício 360º, desenvolvido pelo arquiteto Isay Weinfeld, chama a atenção por ostentar uma fachada de estética acurada, formada por uma estrutura que exibe vidros azuis em um intrínseco conjunto de cubos assimétricos que se encaixam. O que poucos sabem é que do alto dessa arquitetura de design inovador, em cada um dos generosos terraços integrados à sala de estar dos 62 apartamentos, é possível ter uma visão de 360º (daí o nome do empreendimento) dos arredores da cidade. Cada uma das quatro fachadas do edifício de 22 andares tem uma volumetria repleta de cheios e É como morar em uma verdadeira casa suspensa Isay Weinfeld vazios, tornando-se principal. Cada uma delas, também, oferece uma paisagem diferente: Pico do Jaraguá, USP, Pacaembu, Vila Madalena, Alto da Lapa e Parque Villa Lobos. Longe de ser mágica, isso acontece por causa da disposição dos apartamentos que não obedece a um padrão regular, com diferentes acomodações de janelas e varandas, conferindo dinamismo às fachadas. “É como morar em uma verdadeira casa suspensa”, reflete Isay Weinfeld. O fato de oferecer mais design e qualidade de vida aos moradores impulsionou o projeto a vencer nas categorias residencial e Overall Winner (geral) do Prêmio Future Projects, da revista inglesa Architectural Review, sendo o melhor entre 300 concorrentes e o primeiro brasileiro a receber a premiação anual oferecida desde 2002.

Quintal nas alturas

Em total harmonia com o conforto, os apartamentos possuem seis metragens diferentes – 127 m², 154 m², 170 m², 200 m² e 250 m², além de duas coberturas de 446 m². Eles priorizam espaços ventilados e com farta iluminação natural vinda das amplas janelas da sala e dos quartos, que acompanham o comprimento das paredes na horizontal.

A generosa varanda dispensa os atributos de uma varanda gourmet, uma vez que não há churrasqueira, forno de pizza ou cozinha de apoio. Elas são contemplativas, como ‘verdadeiros quintais’, áreas ao ar livre totalmente integradas ao living (quando aberto).

As salas-varanda ocupam cerca de 25% da área privativa. Uma metragem que varia de acordo com o tamanho das unidades. “Nas menores, os espaços atingem 25 metros; nas coberturas, 90 metros. Elas representam uma nova forma de viver nas grandes cidades”, explica Isay. Para completar, um espelho d´água percorre todo o prédio e, de alguns ângulos, é possível admirar a água desaguando no horizonte, como se fosse um fundo infinito.

Planta moderna

As diversas metragens das plantas oferecidas pelo edifício favorecem não só o desenho do prédio, Elas representam uma nova forma de viver nas grandes cidades Isay Weinfeld em formato de várias caixas sobrepostas irregularmente, mas o moderno perfil dos moradores. Em sintonia com o mercado, os apartamentos menores carecem de dependência de empregada; em contrapartida, oferecem uma lavanderia coletiva de uso do condomínio equipada com máquina de lavar e de secar, além de tábuas de passar. Em sintonia com o mundo conectado, uma working station com três computadores funciona ao lado da área de serviço. Assim, enquanto se aguarda a máquina lavar a roupa, é possível fazer uma pesquisa na Internet, conferir e-mails e fazer até uma reunião de trabalho. Há, ainda, uma piscina em formato de raia, sauna, fitness, parque infantil e brinquedoteca.

Arquitetura e design

A valorização de edifícios que priorizam a arquitetura e o design é uma tendência mundial. Para executar o projeto, Isay utilizou conceitos que prevalecem em empreendimentos horizontais. As fachadas são assimétricas, desenvolvidas com o uso de painéis arquitetônicos pré-moldados de concreto – também considerado econômico – para a execução das caixas soltas que delimitam a área de cada apartamento. As lajes escalonadas avançam e recuam de forma irregular ao longo da fachada, e as janelas se apoiam sobre peitoris na borda das lajes planas em balanço.

Escritório

Isay Weinfeld Arquitetura3 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 2.797.63
Área construída: 15.898.77

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo