A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Forro de madeira aprimora estética e acústica de área de convivência

    Nexalux, do Portfólio Acústica & Design Saint-Gobain, foi a solução ideal no projeto do Espaço Colaborativo e Café, localizado em edifício corporativo de São Paulo (SP)

    Espaço Colaborativo e Café
    O ambiente possibilita pequenos encontros e reuniões informais (Foto: Nelson Kon)

    Projeto assinado pelo MARCOZERO Estudio, o Espaço Colaborativo e Café está no terceiro andar de um dos edifícios corporativos de maior destaque da Avenida Faria Lima, em São Paulo (SP). O conceito da área de convivência surgiu da premissa de um ambiente para descompressão, porém elegante e que permitisse pequenos encontros e reuniões informais. Executado em uma varanda de 300 m², o local conta com mobiliário diversificado que possibilita a criação de layouts variados.

    As diferentes atividades que o espaço recebe são distribuídas em blocos, sendo que de um lado foi instalado o café; e na outra extremidade, há um grande volume que cumpre funções de armazenamento (máquina de gelo, geladeiras etc.). Já nos pontos remanescentes ficam os bancos baixos, as mesas comunitárias e os demais elementos que compõem o mobiliário.

    DESAFIO

    A concepção de um ambiente que oferece serviço de café e pequenas refeições, além de funcionar como espaço de convivência e reuniões, teve como um dos principais desafios a necessidade de combinar os diferentes usos de maneira harmoniosa e que entregasse conforto aos usuários.

    Tal característica impactou, também, a especificação dos materiais, como no caso do forro, que precisava garantir um aspecto elegante para a composição do espaço, sem abrir mão dos requisitos acústicos.

    Espaço Colaborativo e Café
    O forro precisava garantir um aspecto elegante e atender aos requisitos acústicos (Foto: Nelson Kon)

    SOLUÇÃO

    Para atender às necessidades do projeto, o teto de gesso recebeu o Nexalux, fornecido pela Sonex, empresa do Portfólio Acústica & Design Saint-Gobain.

    O modelo de forro escolhido para o Espaço Colaborativo e Café é composto por lâminas de MDF intercaladas por luminárias, dispositivo de segurança e ar-condicionado. Acima dessa estrutura estão as redes de instalação e os materiais que fazem o tratamento acústico do ambiente.

    De acordo com a equipe do MARCOZERO Estudio, o produto permitiu que o projeto fugisse do comum e garantiu a elegância e a sofisticação necessárias.

    Nexalux foi instalado em todo o espaço. A aplicação demandou em torno de uma semana, dentro do cronograma da obra. O produto também se destaca no ambiente por conta da textura e da materialidade “quente” e elegante proporcionadas pela madeira.

    Para os arquitetos do MARCOZERO Estudio, as expectativas estéticas e acústicas foram atendidas. “Optamos pelo Grupo Saint-Gobain por conta da sua tradição no mercado e por sua enorme diversidade de produtos de qualidade oferecidos para a construção”, afirmam.

    Espaço Colaborativo e Café
    Nexalux trouxe ao projeto a sofisticação necessária (Foto: Nelson Kon)

    DESCRIÇÃO DO PRODUTO

    Nexalux é um painel linear ripado produzido em MDF e que está disponível em módulos removíveis de vários modelos. O produto garante conforto acústico e redução de ruídos no ambiente (quando fornecido com manta acústica no verso), além de proporcionar segurança contra o fogo.

    Elegante, confortável e fácil de instalar, pode ser integrado com iluminação, ar-condicionado, sprinklers e outros elementos. Pode ser aplicado em teto ou paredes de ambientes como salas de conferência, auditórios, escritórios e restaurantes.

    DESCRIÇÃO DA OBRA

    Local: São Paulo (SP)
    Data: Agosto a outubro de 2018
    Projeto: MARCOZERO Estudio
    Execução: Lar Construtora
    Fornecedor: Sonex – Acústica & Design – Saint-Gobain
    Produto: Nexalux

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo