Pioneira na fabricação de placas drenantes, a Braston Pisos, empresa fundada em 1960 na cidade de Campinas-SP, já está presente em diversos Estados - reflexo do sucesso, cada vez mais em ascensão. Fabricante de pisos com base cerâmica no início, a empresa foi, ao longo do tempo, se modernizando, sendo responsável pela concepção de um novo produto arquitetônico, no final dos anos 90. Para a fabricação, são usados os melhores agregados e pigmentos com formulações exclusivas, que são criadas, inclusive, junto a universidades e entidades do setor, garantindo o desenvolvimento com segurança.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
19-32895427-
    Ver todas as matérias

    Pisos drenantes são fornecidos em grandes dimensões

    Com placas de 77 x 77 cm, os pisos Megadreno da Braston são ideais para áreas externas e varandas de residências, agregando estética e alto poder de permeabilidade

    A Residência MO, com projeto assinado pelo escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados, está localizada em uma região de muito verde, próxima ao tradicional Parque do Ibirapuera, na capital de São Paulo. Foi concebida em um terreno de 1,1 mil metros quadrados, destacando-se pela entrada com fachadas de concreto aparente e pelos ambientes que integram interior e exterior.

    Esse jogo que une os espaços – através das grandes portas de vidro em um vão de 14 metros – cria uma atmosfera interessante, adaptando os ambientes de estar, jantar e área gastronômica de acordo com o clima.

    A casa tem, ainda, piscina, sala de ginástica, jardins e pavimentos superiores, onde concentram-se as áreas íntimas.

    Desafio

    Seguir a linguagem contemporânea da residência, tão definida pelo uso excessivo de concreto aparente e vidro, era premissa básica na escolha dos demais materiais. Mas no caso dos pisos para as áreas externas, o projeto arquitetônico pedia um elemento que garantisse não apenas a harmonia estética, mas também o alto grau de permeabilidade.

    “Como o partido tem uma área construída relativamente grande, pouco mais de mil metros quadrados, os pisos de uma forma geral foram especificados com uma modulação diferenciada. Diante dessa situação, precisávamos encontrar um fabricante que desenvolvesse pisos drenantes em escala maior, já que os modelos convencionais são fornecidos em placas pequenas. Além disso, tínhamos que nos atentar com o 'pisoteio', a qualidade do acabamento e o poder de permeabilidade", explica o arquiteto Maurício Mendonça.

    Solução

    A Braston, pioneira na fabricação de placas drenantes, assumiu o compromisso de atender as necessidades da obra com os pisos da linha Megadreno. Para isso, a empresa estudou o projeto e apresentou os modelos, dimensões e tonalidades mais adequadas para a residência, sempre evidenciando a alta capacidade do produto em drenar a água nos ambientes de destino, como jardins, área de piscina e até mesmo varandas dos pavimentos superiores.

    "Ficamos surpresos com a vasta opção de cores e tonalidades dos pisos. Desde o começo tivemos liberdade total na escolha e chegamos a um denominador comum após analisar diferentes amostras", conta o arquiteto.

    De acordo com Georges Rusalim, diretor da Braston, os pisos se destacaram justamente por terem uma permeabilidade altíssima aliada à parte estética.

    "Temos um leque de mais 30 cores, diferentes tipos de pedra como mármore, basalto, granito e quartzo, e dimensões variadas. Sem falar no valor sustentável que esses pisos agregam, tanto no que diz respeito à sua funcionalidade, quanto à composição", explica, referindo-se ao fato do produto ser fabricado com elementos naturais, como fibra de coco, e poder agregar 10 a 80% de porcelanto reciclado.

    A linha Megadreno também venceu a necessidade de aplicação de peças maiores. Como ressalta o arquiteto Maurício Mendonça, "foram instalados pisos variados e compatíveis com o tamanho da casa. Conseguimos o fornecimento de placas de 77 x 77 cm que possuem acabamento adequado a um projeto de característica não muito rústica".

    DESCRIÇÃO DO PRODUTO

    O Piso Drenante pertence à linha Megadreno, da Braston. Ideal para a pavimentação de áreas externas, também pode ser utilizado como fonte, grelhas, muros verdes e áreas de piscina.. O produto é capaz de drenar aproximadamente 1 litro de água por segundo, dispensando o uso de cimento ou argamassa no contrapiso, além de possuir alta aderência em rampas e resistência ao atrito.

    Acesse a Revista Digital e leia mais sobre os diferenciais dos pavimentos permeáveis

    Descrição da Obra
    Local: São Paulo (SP)
    Escritório de arquitetura: Reinach Mendonça Arquitetos Associados
    Data (instalação do produto): 2014
    Fornecedor: Braston
    Produto: Piso Drenante – Megadreno
    Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo