> > > Escritório de Advocacia - São Paulo

Escritório de Advocacia - São Paulo

Escritório de Advocacia - São Paulo
Escritório de advocacia com projeto moderno se funde a antigo edifício sem descaracterizar sua essência Foto/Imagem:Maíra Acayaba

Seções modernas

Após reforma, os dois andares que abrigam o escritório de advocacia Guedes Nunes Oliveira Roquim – localizado em um edifício projetado na década de 80 em São Paulo pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha – mantiveram as características da construção original. “Seu diferencial é justamente o modo como foi pensado, propondo uma intervenção que valorizasse e respeitasse a arquitetura deste edifício de grande valor arquitetônico histórico”, ressalta um dos autores do projeto, o arquiteto Gustavo Panza, do escritório Piratininga Arquitetos Associados.

Com a intervenção, a vontade do cliente foi atendida plenamente. De acordo com Panza, a solidez aliada à agilidade e modernidade deveria estar impressa no escritório. “O projeto deixa bem claro o que faz parte do edifício e o que caracteriza a reforma, diferenciando espacialmente e cronologicamente seus momentos no contexto histórico”, destaca.

Estrutura personalizada e materiais

Para atender as necessidades de um escritório de advocacia, a compartimentação de espaços privados era a solução almejada. “Criamos uma estrutura metálica independente para construção das divisórias, deixando a laje superior e suas instalações livres. Os fechamentos buscaram o equilíbrio ideal entre privacidade e transparência com atenção especial para a questão acústica. A ligação entre os dois andares é feita internamente por uma escada, também metálica, ladeada por uma estante contínua que ocupa o pé-direito duplo”, explica o arquiteto.

Materiais predominantes

Junto ao metal da estrutura, o vidro também predomina. “Esses dois materiais foram usados como gabarito e suporte (estrutura metálica) e vedações de ambientes (vidro)”, detalha.

Um piso elevado foi instalado no terraço da cobertura para sombrear a laje. “Para complementar, o projeto paisagístico valorizou a vista para o Parque do Ibirapuera ao mesmo tempo em que protegeu as salas da diretoria da insolação”, enfatiza Panza.

 

Escritório

Piratininga Arquitetos Associados9 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2012
Área construída: 850

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conoscoAnuncie
novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo