> > > Loja Tetum

Loja Tetum

Loja Tetum
Com fachada marcante e preceitos sustentáveis, a Loja Tetum foi o primeiro projeto comercial a buscar certificação LEED em Minas Gerais Foto/Imagem:Jomar Bragança

Arquitetura soberana

Localizada em Belo Horizonte (MG), a loja de móveis Tetum chama a atenção por seu projeto arquitetônico diferenciado, assinado pelo escritório mineiro Eduarda Corrêa Arquitetura e Interiores, e por sua preocupação com a sustentabilidade.

Fachada dinâmica

Já na fachada é possível perceber uma solução bastante arrojada, com a utilização de uma grande porta de bambu executado artesanalmente, que movimenta-se por meio de trilhos, expondo a vitrine durante o dia, mas protegendo o estabelecimento quando ele está fechado. Este recurso possibilita às pessoas que transitam no local verem, da vitrine, o mobiliário e os ambientes montados dentro da Loja Tetum.

A escolha do bambu se deu por dois motivos: primeiro, por ser um material resistente e leve, e segundo, por ser um produto sustentável. “Projetamos duas portas, uma que serve somente de composição de fachada e só se desloca para manutenções necessárias e outra que corre sobre a área fixa e protege a vitrine da loja à noite. Só temos a visão desta porta quando o estabelecimento está fechado”, comenta a arquiteta Eduarda Corrêa.

Uma rampa posicionada na lateral da fachada leva o visitante até o estacionamento, sendo que ele pode acessar o showroom pelo elevador ou escada.

Iluminação, ventilação e preservação

O projeto da Loja Tetum incluiu a criação de dois grandes galpões, interligados por uma passarela de madeira e vidro, que permite a entrada de iluminação natural e a visualização da vegetação existente. "Para a construção dos galpões, optamos por usar uma estrutura metálica, pois ela oferece agilidade na montagem, praticidade e possibilidade de vencer grandes vãos facilmente”, explica Corrêa.

A construção também utilizou lajes em Steel Deck –composta por uma telha de aço galvanizado e uma camada de concreto – e telhas termoacústicas, indicadas para trazer conforto térmico ao empreendimento.

A preservação de árvores preexistentes no terreno e a integração da edificação com o paisagismo também é outro ponto alto do conforto climático propiciado pelo projeto. “A manutenção das árvores foi uma das exigências iniciais da proprietária, então tivemos como desafio implantar tudo o que foi requisitado, sem interferir na vegetação”, conta.

Sustentabilidade

A Loja Tetum foi o primeiro projeto comercial a buscar a certificação LEED em Minas Gerais. Com a orientação técnica necessária, os materiais de acabamento foram revistos, e princípios como racionabilidade, durabilidade, conforto térmico, eficiência energética e hídrica foram adotados. Além da escolha cuidadosa dos materiais, o gerenciamento de resíduos no canteiro de obra foi uma importante preocupação.

“Um projeto bem intencionado já nasce com os pré-requisitos necessários para se tornar sustentável. Basta uma boa assessoria, aparando as arestas e orientando corretamente”, finaliza Corrêa.

Escritório

Eduarda Corrêa Arquitetura & Interiores3 projeto(s)

Local: MG,Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 1200
Área construída: 2000

Tipo de obra:
Lojas
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo