A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Nuvens acústicas minimizam ruídos e garantem elegância

    Utilizadas em um restaurante, as Nuvens Nexacustic da OWA foram empregadas no salão superior de pé-direito baixo, proporcionando beleza e movimento ao ambiente

    Restaurante - Nuvens Acústicas - NexacusticFoto: André Monteiro

    A renovação da tradicional choperia Chopp Halle, localizada na cidade litorânea de Guarujá (SP), envolveu uma arquitetura contemporânea e integrada à paisagem do mar. O projeto, assinado pelo escritório Cris Fernandes Arquitetura | Engenharia, apostou em tons amadeirados e nobres.

    O estabelecimento é dividido em dois salões (inferior e superior), conectados por uma marcante escada em espiral amarela e estruturada em aço com acabamento de madeira. No total, o restaurante tem uma área construída de quase 380m².

    Nexacustic - OWADesafio

    Um dos aspectos cruciais para o êxito do projeto estava em combater os índices elevados de ruídos causados por circunstâncias inerentes ao dia a dia de um restaurante, desde os barulhos de talheres e pratos, passando por músicas e toques de celular, até conversação de pessoas. A questão maior era suprir uma lacuna importante no que diz respeito à estrutura do estabelecimento, que não contava com nenhum tipo de material acústico.

    "A Chopp Hale localiza-se abaixo de um edifício residencial, portanto a conveniência de um estudo sonoro aliado à escolha do material e sua aplicação adequada tornaram-se primordiais", conta Cristiani Fernandes, arquiteta , engenheira civil e diretora do escritório de mesmo nome.

    Solução

    O equilíbrio acústico foi alcançado com o uso das Nuvens Nexacustic, fornecidas pela OWA e escolhidas por atenderem todas as normas técnicas. Tudo isso com padrão estético elevado – preceito básico que norteou todo o desenvolvimento do projeto.

    Ainda de acordo com a arquiteta Cristiani, outro fator também foi determinante para a especificação do produto.

    "Pesou o fato do pé-direito do segundo pavimento ser muito baixo. Então, nesse caso, não poderíamos utilizar um forro único, pois causaria uma sensação 'pesada' e, de certo modo, claustrofóbica. Já com as Nuvens Nexacustic, foi possível proporcionar leveza e movimento ao ambiente. Além disso, colocamos iluminação nas nuvens para aumentar o pé-direito".

    Choperia Acústica - OWAFoto: André Monteiro

    Foram utilizadas cerca de 71m² de Nuvens Nexacustic 32, destacando-se pela instalação simples e rápida, já que foram fixadas na própria laje. Elas impressionaram, também, pela beleza visual, pois seu padrão amadeirado entrou em total harmonia com o ambiente.

    Forros - OWAFoto: André Monteiro

    O projeto também utilizou 50m² das réguas Nexacustic 32 no salão inferior próximo a escada amarela, instaladas a partir de uma estrutura metálica e clips embutidos, proporcionando visual continuo.

    "Como a proposta deste projeto foi proporcionar uma atmosfera limpa e acolhedora, este conjunto de benefícios proporcionados pelos produtos da OWA permitiu o alcance dos resultados", conclui a arquiteta.

    DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

    Nexacustic 32, com superfície perfurada, é produzido em MDF revestido em papel melamínico padrão amadeirado, folha de madeira natural ou pode ser laqueado em várias cores. O produto pertence à linha Nexacustic de forros e revestimentos, que proporcionam soluções sob medida a projetos novos ou já existentes. Seu uso é indicado em teatros, auditórios, restaurantes, estúdios, salas de videoconferência, casas de shows, entre outros. A linha oferece cinco anos de garantia.

    Descrição da Obra
    Local: Guarujá (SP)
    Data: Início: maio de 2015 / Término: agosto de 2015
    Contratante: Chopp Halle – Luiz Gonzaga Correa de Menezes
    Proprietário: Chopp Halle – Luiz Gonzaga Correa de Menezes
    Escritório de arquitetura: Cris Fernandes Arquitetura | Engenharia
    Arquiteto colaborador: Eduardo Di Genova
    Fornecedor: OWA
    Produto: Nuvens Nexacustic 32
    Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo