A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

 
Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Nuvens Fiberwood aperfeiçoam padrão acústico em faculdade

    A solução da Ecophon possui várias cores e ótimo comportamento contra o fogo, características ideais para a unidade de ensino

    Escada central da Inteli, com degraus em madeira – cada um com uma letra, formando a palavra “futuro”. Ao fundo, a faixa de boas-vindas para os alunos
    Retrofit da Inteli contou com as nuvens Fiberwood da Ecophon (Foto: Maurício Moreno)

    Localizada dentro da Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo), a Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança) é uma faculdade de 11 mil m² (5 mil m² de campus e 6 mil m² de área verde).

    O empreendimento passou por um processo de retrofi em 2022, que modernizou as instalações para aumentar a qualidade do ensino. O escritório Pitá Arquitetura foi o responsável pelo projeto arquitetônico, que ajudou na concepção de uma obra considerada um marco na educação brasileira.

    A obra disruptiva

    O complexo possui jardim com espelho d'água, que liga o refeitório ao edifício principal. Por sua vez, esse prédio conta com: biblioteca, laboratórios, ateliês de aula, auditório, salas de reunião, espaços de convivência e mais.

    Um dos grandes focos do projeto, sem dúvida, abrangeu os ateliês. A proposta era criar salas com um design que reproduzisse a essência da pedagogia da Inteli: a metodologia ágil do ensino.

    Com isso, as mesas dos professores foram dispostas em posições diferentes em cada sala, enquanto os alunos ocuparam mesas trapezoidais — quando unidas, permitem que todos os estudantes se vejam, sem perder a vista dos docentes e das paredes de projeção.

    Sala de aula com cadeiras , mesas e grande painel para projeção. No teto, o Forro Fiberwood ”. Ao fundo, a faixa de boas-vindas para os alunos
    O design foi pensado para refletir a essência da pedagogia e metodologia ágil da Inteli (Foto: Maurício Moreno)

    O desafio: acústica x design

    Exatamente por se tratar de um local de ensino, a acústica era outro elemento fundamental para o sucesso do projeto. Premissa básica: os alunos e professores deveriam se ouvir claramente e sem atrapalhar as salas em volta.

    No entanto, os materiais utilizados não poderiam impactar no design da faculdade que visava a modularidade, conforme explica o arquiteto Antônio Neto, diretor do escritório Pitá Arquitetura.

    “A modularidade era um tema importante quanto ao partido estético e funcional do espaço, sendo necessário agregar a qualidade acústica que também era um ponto fundamental em todos os ambientes”.

    A solução encontrada

    Após uma análise minuciosa, foram especificadas as Nuvens Ecophon Sonex Fiberwood, da Ecophon. O produto foi utilizado em todas as áreas da faculdade. Como a solução é atirantada ao teto, têm formatos diversos e possui ampla cartela de cores, foi fácil adequá-lo à estética da faculdade e garantir excelente conforto acústico.

    “O Fiberwood foi utilizado nos espaços em que precisávamos atender a um grande nível de conforto acústico, com um excelente aspecto visual em toda a geometria disruptiva da qual tínhamos em nosso partido estético. Todos os volumes são extremamente livres e disruptivos, sendo que as nuvens eram um elemento importantíssimo”, conta o arquiteto.

    Espaço de convivência da Inteli com o forro Fiberwood no teto e uma grande mesa para 10 lugares”. Ao fundo, a faixa de boas-vindas para os alunos
    As nuvens Fiberwood unem design versátil e alto conforto acústico (Foto: Maurício Moreno)

    Os resultados alcançados

    A linha Fiberwood possui vários formatos, cores e sistemas de instalação (com perfis do tipo “T”), que permitiram criar ambientes únicos. Além disso, conferiram grande absorção sonora, ótimo controle da temperatura e segurança contra o fogo. Os produtos são classificados como II-A, d0 de acordo com a norma nacional NBR 16626 e a IT-10 (Instrução Técnica n° 10) do Corpo de Bombeiros do Estado de SP.

    Com baixa emissão de VOCs, também garantiram proteção contra a ação de bactérias e fungos — devido à alta resistência contra a umidade.

    Além da utilização no teto, a linha Fiberwood pode ser utilizada em paredes. Essa alternativa é uma ótima escolha para aumentar ainda mais a absorção sonora de salas de aula, escritórios e outros locais que precisam de divisão de espaço e privacidade, sem perder o conforto acústico.

    FICHA DA OBRA

    Local: São Paulo (SP)

    Data de finalização: 2022

    Projeto: Retrofit da sede da Inteli

    Execução: Pitá Arquitetura

    Fornecedor: Ecophon

    Produto: Nuvens Ecophon Sonex Fiberwood

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo