Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-23097837-
    Ver todas as matérias

    Chapas de ACM Alucobond mudam fachada de hotel

    Na fachada do prédio foram aplicados mais de 12 mil m² do material da Alubond. A solução permite um belo visual colorido e viabiliza o jogo de luzes que interage com os sons das imediações

    Alucobond - Chapa de ACM - WZ Hotel

    O WZ Hotel impressiona pela fachada iluminada que muda conforme os sons das imediações, criando padrões gráficos coloridos como resposta. Fruto do projeto do arquiteto Guto Requena, o edifício privativo é o primeiro do Brasil com arquitetura interativa. Conta com salas de convenções, espaços de lazer e restaurantes, além de suítes.

    Está localizado no bairro dos Jardins e próximo a ruas de grande apelo comercial, como Oscar Freire e Avenida Paulista.

    Desafio

    Mais do que um retrofit, a obra de recomposição da fachada precisava incorporar um novo conceito estético e funcional. Para tanto, as intervenções deveriam acontecer em espaços e períodos pré-determinados, para não interferirem na rotina do hotel. Tudo isso em apenas oito meses. A intenção era estar pronto para receber turistas durante a Copa do Mundo FIFA 2014, realizada no Brasil entre os meses de junho e julho do mesmo ano.

    Outro ponto essencial relacionava-se com a escolha do material para revestir a fachada. Era necessário estabelecer um diálogo com a proposta de iluminação do prédio, que resultaria em um jogo de luzes interativo no prédio a partir de uma camuflagem pixelada entre cores quentes e frias, retratando a paisagem sonora do entorno.

    Tratando-se de um edifício em uso, com reduzida área para criação de canteiro, a execução dessa obra tornava-se um grande desafio logístico.

    Solução

    Devido à expertise conquistada ao longo de mais de 20 anos, a Alubond Revestimentos Metálicos foi contratada para tornar realidade este projeto. Dentro desse contexto, fazia parte do briefing utilizar as chapas metálicas de ACM Alucobond na renovação de toda a fachada. O material, escolhido pelo próprio arquiteto, foi o mais acertado à medida que permitiu a adequação com as necessidades técnicas do projeto.

    "Inicialmente nós realizamos um estudo topográfico de todo o prédio para analisar a situação atual da construção. Apesar de ser uma edificação relativamente antiga, as diferenças de prumo, nível e alinhamento não foram tão acentuadas. Na topografia conseguimos mapear o prédio e identificar todos os desalinhamentos e desníveis de cada andar. Diante desse estudo, tomamos as decisões de afastamento e esquadro necessários para deixar a edificação prumada e alinhada", relata Fernanda Castanheira, diretora da Alubond.

    Ainda de acordo com a profissional, a empresa estabeleceu uma logística diferenciada para evitar incômodos no funcionamento do hotel, que englobou a fabricação das chapas de acordo com cada prumada.

    "Os painéis eram entregues conforme cada andar e prumada que o balancim estava no momento da instalação. Toda essa logística foi realizada em fábrica e isso só foi possível devido ao maquinário moderno adquirido pela Alubond para atendimento da obras. Os painéis já saíam da fábrica fechados e montados. Como não havia espaço físico para tal montagem e armazenamento, tudo o que chegava na obra era instalado, ou seja, havia trabalho na fábrica e obra simultaneamente", explica.

    Durante a instalação das chapas Alucobond, foi possível adaptá-las ao encaixe de aparelhos de ar-condicionado, assim como as luminárias e todo o LED aplicado antes do ACM. Para tanto, criou-se um dispositivo na parte inferior das chapas de ACM para apoio das luminárias, sem deixar que as luzes “escapassem” do conjunto da fachada.

    As peças metálicas que envolvem a fachada do edifício intercalam chapas coloridas e brancas, que funcionam como rebatedores para refletir as tonalidades das luminárias de LED em RGB.

    “Existia, também, uma grande preocupação com a combustão em caso de incêndio. O tipo de material escolhido evita a propagação de chamas e não libera gases tóxicos, conhecido como FR (fire resistent)”, complementa Fernanda.

    O total de aplicação do Alucobond em toda a fachada superou 12 mil m², calculados com as perdas para o aproveitamento das chapas e modulação escolhida entre cores pelo arquiteto.

    DESCRIÇÃO DO PRODUTO

    Alucobond é um revestimento com excelente planicidade, que pode ser curvado, dobrado, etc. A qualidade da pintura e dos acabamentos mantêm a marca Alubond há mais de 45 anos no mercado mundial, transformando a imaginação dos arquitetos em realidade.

    “Trata-se de um material extremamente leve, que não exige grande estruturação para apoio do ACM, uma vez que pesa 5,5 kg/m². Além disso, destaca-se pela planicidade e rigidez, devido à camada interna de polietileno de baixa densidade, e pela alta resistência ao intemperismo. A pintura é a base de PVDF, com proteção aos raios UV, e sua limpeza é muito simples: basta água, sabão e detergente neutro”, conclui Fernanda.

    Descrição da Obra
    Local: São Paulo (SP)
    Data: Início: 2013 / Conclusão: 2015
    Escritório: Estúdio Guto Requena
    Proprietário: Wzarzur Empreendimentos e Incorporações
    Contratante: Wzarzur Empreendimentos e Incorporações
    Fornecedor: Alucobond
    Instalador: Alubond
    Produto: Chapas de ACM

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo