Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-47873366-
    Ver todas as matérias

    Madeira laminada colada oferece liberdade na criação de projetos

    A MLC da Rewood une a resistência do aço, a flexibilidade do plástico e a rusticidade da madeira. Em várias dimensões, cria projetos arquitetônicos com design livre

    Redação Galeria da Arquitetura

    Madeira laminada colada (MLC) aplicada como forro em área externa (foto: divulgação/Rewood)

    A Rewood trouxe para a América Latina uma tecnologia de design inovador: a madeira laminada colada (MLC), produzida com madeira de reflorestamento. Além de benefícios como efeito estético e propriedades térmicas e acústicas, o material se destaca pela alta capacidade de carga e leveza, permitindo grandes envergaduras e diferentes formas.

    No processo de instalação, as lâminas são coladas e dispostas de maneira que as fibras ficam paralelas entre si. Com isso, possibilita curvas e dimensões flexíveis, concedendo a liberdade necessária para a criação de projetos arquitetônicos.

    “Como material de construção, a madeira é abundante, versátil e facilmente obtida. O ciclo de regeneração, ou campo de sustentação, pode facilmente superar o volume que é utilizado. Por isso, apostamos nesse material para compor nossa linha de produtos, com a MLC", afirma Calil Neto, proprietário da empresa.

    VERSATILIDADE

    A MLC atua perfeitamente como pilar, revestimento, deck e painel. Também pode ser aplicada em dois modelos de vigas: de dupla curvatura (para efeitos estéticos) e contínua (até 25 metros), que permite união por meio de ligações metálicas, vencendo vãos de até 100 metros (sem apoio).


    Devido ao processo de instalação, onde as lâminas são coladas e dispostas lado a lado, a MLC oferece possibilidades de montagem infinitas para o projeto (foto: divulgação/Rewood)

    RESISTÊNCIA

    Muito resistente contra torções, a MLC é produzida com lâminas selecionadas e submetidas a um rigoroso processo de limpeza e correções de superfície. Durante o processo de fabricação, as peças de encaixe são usinadas, dispensando ajustes no canteiro de obras. Pode ser aplicada em áreas com alta salinidade ou que tenham histórico de corrosão.

    COMPOSIÇÃO E INSTALAÇÃO

    A MLC é fabricada com pinus e eucalipto, ambos de reflorestamento (foto: divulgação/Rewood)

    O produto é feito com pinus e eucalipto de reflorestamento. Para união das lâminas, são utilizados entalhes múltiplos, também conhecidos como finger joints, ou cola (são escolhidos de acordo com o tipo da madeira e as condições que a estrutura estará submetida).

    Menor peso, maior economia: muito leve, o material pode ser utilizado em fundações menores e mais baratas

    Execução rápida: peças prontas de fábrica garantem precisão na montagem e menos tempo de armazenamento no canteiro de obras

    Maior resistência a incêndios: a MLC mantém até 80% de sua capacidade estrutural abaixo da camada carbonizada. Já o aço perde sua capacidade de carga a partir de 600°C, derretendo a 1300 °C

    Precisão normatizada: o processo de fabricação do material é de alta precisão em todos as etapas, com controle de qualidade que assegura as propriedades de resistência, atendendo à NBR 7190:1997, da ABNT.

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo