> > > Centro de Referência em Empreendedorismo Sebrae - MG

Centro de Referência em Empreendedorismo Sebrae - MG

Centro de Referência em Empreendedorismo Sebrae - MG
Projeto para Centro de Referência em Empreendedorismo Sebrae propõe edifício com fácil acesso em dois volumes, instituindo relação interior x exterior Foto/Imagem:Divulgação Vasconcellos Maia Arquitetos

Dinamismo e organização

O escritório Vasconcellos Maia Arquitetos projetou o novo Centro de Referência em Empreendedorismo Sebrae, de Minas Gerais, para disputa em um concurso público.

Dividido em dois volumes principais, o conjunto ganha uma nova dimensão. Com dois pavimentos e a porta de entrada, o primeiro mantém a harmonia entre as edificações, com foyer, recepção, café e áreas de atendimento. Abriga, ainda, os blocos de elevadores sociais e de serviço.

O segundo volume conta com quatro pavimentos: o primeiro dispõe de salão multiuso integrado ao foyer, cozinha de apoio ao buffet e serviços gerais. A biblioteca, a área de convivência e o restaurante encontram-se no segundo. O terceiro abriga a diretoria do Centro de Referência e algumas áreas de apoio. No quarto, as Unidades Técnicas com estações de trabalho estão distribuídas em blocos de salas de reunião e divisórias de vidro.

Fluxo e organização

O edifício organiza seus espaços a partir do grande vazio do foyer, estabelecendo uma relação com o exterior. O fluxo de circulação no interior do Centro de Referência em Empreendedorismo foi organizado de modo a separar visitantes e funcionários. “Esta solução evita o indesejável conflito de fluxos muito comum em outras edificações”, explica Carlos Maia, arquiteto responsável pelo projeto. Os elevadores de funcionários, que dão acesso ao subsolo e aos outros pavimentos, localizam-se em frente à recepção, junto à escadaria. O edifício também oferece fácil acesso a todos. “Uma plataforma para portadores de necessidades especiais, junto à escada, confere acessibilidade universal ao prédio”.

Materiais construtivos

De acordo com Maia, a escolha do sistema construtivo para o Centro se baseou na racionalidade, rapidez de execução e redução de custos. “A estrutura é composta por vigas e pilares metálicos; as lajes são feitas em steel-frame; as vedações externas recebem placas cimentícias e funcionam como revestimento das fachadas. O drywall, por sua vez, foi utilizado nas paredes internas”, comenta.


Escritório

Vasconcellos Maia Arquitetos Associados2 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Área do terreno: 12808
Área construída: 14394

Tipo de obra:
Centros Educacionais

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo