> > > Casa C+C

Casa C+C

Casa C+C
A Casa C+C foi projetada pelo escritório de arquitetura studio mk27, que buscou integrar os ambientes, criar aberturas disfarçadas e modernizar os espaços Foto/Imagem:Fernando Guerra

Atmosfera envolvente

Inserida em um terreno com 550 m², a Casa C+C foi projetada pelo escritório de arquitetura studio mk27 com aberturas disfarçadas e um jogo equilibrado entre cheios e vazios.

Todo o projeto gira em torno dessa diluição dos limites entre interior e exterior, criando uma intensa dinâmica espacial Marcio Kogan

Situado em um bairro arborizado, o terreno tem forma estreita e comprida, além de ter construções nas laterais. Por isso, os arquitetos orientaram as aberturas da residência para a frente e para os fundos do projeto. A solução permitiu aproveitamento do terreno, uma vista encantadora aos moradores e iluminação e ventilação naturais, possibilitando a circulação do ar por todos os cômodos e mantendo o conforto térmico dentro da casa.

Marcando a passagem da área externa para a interna, um caminho de pedras no jardim à frente da residência convida os moradores e visitantes para entrar.

Os espaços abertos com jardins se destacam pela importância de proporcionar bem-estar aos moradores. Ademais, todos os ambientes do projeto se abrem para eles. O projeto de paisagismo é de autoria do paisagista Rodrigo Oliveira.

Layout

A Casa C+C foi dividida em dois pavimentos: térreo e primeiro andar. O térreo está distribuído em dois setores: esquerda e direita.

No térreo, ao lado direito, está a sala de estar e jantar, o espaço para despensa, a cozinha, o lavabo, o pátio com jardim que dá acesso à suíte dos hóspedes e o estúdio de música – já que um dos moradores é amante da música e usa o estúdio para aulas ou apresentações em festas íntimas na casa. No mesmo pavimento, ao lado esquerdo, está o jardim da entrada, a varanda, a garagem e a área de serviços.

O primeiro andar abriga a suíte máster, uma sala de TV privativa e três suítes standard.

Ripas de madeira freijó revestem todas as paredes do bloco social e da área de lazer, assim como o sistema de recolhimento dos caixilhos de vidro que, quando abertos, dão continuidade e conectam os espaços, transformando a área coberta em uma ampla varanda aconchegante. Esse mesmo recurso permitiu esconder os acessos da cozinha e do estúdio de música que, quando necessário, se abrem tornando um único espaço.

Os caixilhos quando são abertos transformam a área coberta em uma ampla varanda aconchegante Foto: Fernando Guerra

Atmosfera clássica

Com 12 m de extensão, o aparador conecta as salas de estar e jantar com diversas possibilidades de uso. O móvel foi pensado desde a ideia inicial do projeto.

Para decorar os espaços, a designer de interiores Diana Radomysler escolheu objetos que mesclassem peças de antiquários e reedições de móveis modernos internacionais e nacionais, conferindo aos ambientes um design clássico, moderno e aconchegante.

Conexão

O equilíbrio entre ambientes fechados e abertos permitiu a entrada de iluminação e ventilação naturais para o interior da residência.

O volume superior está recuado em relação à rua e encostado em uma das divisas para obedecer às questões de legislação e garantir a entrada de luz solar nos dormitórios, além de dar vistas para o entorno arborizado.

A fachada é autoportante com janelas pivotantes que, quando fechadas, são imperceptíveis como um filtro. Assim, a transparência é controlada.

“Todo o projeto gira em torno dessa diluição dos limites entre interior e exterior, criando uma intensa dinâmica espacial”, diz o arquiteto Marcio Kogan.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Casa 538, por Une Arquitetura

Casa CA, por Arquitetura 1

Residência Piscinas Naturais 2, por SQ+ Arquitetos Associados

Escritório

studio mk2740 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 550
Área construída: 513

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo