> > > Casa CA

Casa CA

Casa CA
A arquitetura de Oscar Niemeyer fala alto nesta construção, localizada em Brasília e projetada pelo escritório Arquitetura 1. A morada tem ambientes integrados e vista para o entorno Foto/Imagem:Haruo Mikami

Curva de concreto em destaque

Com uma curva de concreto que nasce na fachada frontal e abraça boa parte do seu volume, a Casa CA mostra uma clara influência da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer. Localizada em Brasília, a morada projetada pelo escritório Arquitetura 1 destaca-se por seu design arrojado, a começar pela fachada e seus característicos cobogós.

Uma das preocupações dos arquitetos na fachada foi, inclusive, deixar a garagem escondida e destacar o acesso aos pedestres.

Curva de concreto

A curva em concreto une todas as áreas e é o ponto alto da fachada principal da casa. “Como o surgimento de fissuras poderia desvalorizar esta solução arquitetônica, fizemos juntas de dessolidarização na mesma cor da pintura, que ajudam a absorver as movimentações das paredes e contrapisos”, relata o arquiteto Elon Pfeiffer.

As fachadas foram feitas com concreto e alvenaria e foram pintadas e revestidas de porcelanato na cor preta, para diferenciar os volumes da casa e marcar a entrada principal. O projeto de iluminação buscou valorizar a fachada, com uma iluminação cênica da curva abraçando o projeto.

Distribuição do layout

Casa CA - Curva de concreto em destaque<BR>
Os vidros fazem com que a área interna se integre visualmente com a área externa, além de deixar a paisagem visível de vários pontos da casa Foto: Haruo Mikami

A casa foi dividida em três blocos diferentes entre si, mas interligados pela curva de concreto. Há a área íntima, a área social e a área de serviço e garagem. Essa curva engloba desde o bloco dos dormitórios, passando pelo escritório, circulação, sala de estar até chegar ao segundo pavimento.

Norteado pelo modernismo, tão presente na cidade de Brasília, o escritório também lançou mão de algumas inserções contemporâneas de telhado e interligação de ambientes. O projeto de interiores foi concebido com materiais nobres, além da madeira e do vidro de forma minimalista, para que tivesse pouca influência na arquitetura da casa.

“Apesar da residência parecer grande, ela é enxuta em seus espaços”, comenta Pfeiffer.

Além do concreto, outro material que predomina é o vidro, usado nos fechamentos da área com pé-direito duplo. Algumas esquadrias foram feitas com vidro laminado com performance termoacústica.

Escritório

Arquitetura 13 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 2.500
Área construída: 504

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo