> > > Temple University Library

Temple University Library

Temple University Library
O projeto Temple University Library, de autoria do escritório Snøhetta, irá funcionar como um centro social, cultural e acadêmico, tudo dentro de uma mesma estrutura, localizada na Filadélfia (EUA) Foto/Imagem:MIR & Snøhetta

Três em um

Localizado no norte da cidade da Filadélfia , na Pensilvânia (EUA), o Temple University Library é o mais novo projeto arquitetônico do escritório Snøhetta. Trata-se de uma ampla e moderna biblioteca com espaços para estudo, centro tecnológico sofisticado e sala de eventos, feita para atender, nos seus 20,9 mil m², os mais de 37 mil alunos da Temple University. Em construção desde 2013, o prédio deve ser concluído em 2018.

Inspiração na arquitetura grega

As históricas academias da antiguidade grega serviram de inspiração para os arquitetos desenvolverem o design da edificação. Nessas instituições, os espaços sociais eram prioridade e usados para trocas de ideias, e essa premissa foi adotada pelo Snøhetta na Temple University Library.

O projeto desafia a tipologia tradicional de uma biblioteca de pesquisa, usada apenas como um repositório de livros e arquivos. Em vez disso, os arquitetos oferecem uma diversidade de espaços capazes de despertar a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre os usuários.

Temple University Library - Três em um<BR>
O arco de madeira da área interna percorre todo o prédio, formando um átrio embutido em três andares. À medida que os usuários circulam pelo edifício, criam conectividade visual e física Foto: MIR & Snøhetta

O edifício está localizado no cruzamento de duas vias principais. Sua arquitetura é definida por uma base sólida em seções verticais de pedra áspera. A paisagem que o rodeia é repleta de praças e árvores, que levam frescor para as futuras salas de aula.

O novo projeto usará um sistema automatizado de recuperação de livros, a fim de guardar os mais de 2 milhões de volumes da Universidade. O método chamado ASRS (Automated Storage and Retrieval System) consiste em um armazenamento vertical para diversos tipos de materiais e usos. Desta forma, os usuários ganham mais espaço para aprendizagem.

Design escultural

Na fachada, grandes vidros plissados apoiados em molduras de aço levam transparência para o interior. Na entrada do edifício, os usuários são recebidos por um grande arco de madeira que já anuncia uma recepção acolhedora. Esse arco continua a percorrer pelo prédio, formando um átrio embutido em três andares. À medida que os usuários circulam pelo edifício, criam conectividade visual e física. Essa área conta com lobby, café e átrio central.

Além de ambientes para estudo, o projeto irá oferecer espaços para introspecção. O último andar, por exemplo, contará com uma sala de leitura no terraço verde, onde o estudante poderá ler sob sol e contemplar a paisagem.

O Temple University Library irá atuar como um novo centro social, cultural e acadêmico, tanto para a universidade, quanto para a comunidade.

Conheça outros projetos do escritório:

James B. Hunt Jr. Library;
The 7th Room – Tree Hotel;
Museu de Arte e Cinema de Lillehammer;


Escritório

Snøhetta20 projeto(s)

Local: FI, Estados Unidos
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 20.900

Tipo de obra:
Universidades

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo