> > > La Fruteria, Boutique de Frutas

La Fruteria, Boutique de Frutas

La Fruteria, Boutique de Frutas
Com design impactante, o projeto La Fruteria apresenta um conceito diferenciado para a venda de frutas na cidade do Rio de Janeiro Foto/Imagem:Dhani Borges

A fruta dá o tom

A La Fruteria é uma marca que cria, com exclusividade, o conceito de “Boutique de Frutas”. Portanto, os idealizadores da obra buscavam uma arquitetura acolhedora e elegante que remetesse aos produtos Premium que eles vendem na loja. Os arquitetos do escritório SCH. Arquitetura + Design foram chamados para desenvolver o projeto.

“O design de interiores tinha de ser impactante, pois, havia uma enorme importância para que essa nova marca e nicho de mercado tivessem um impacto no público consumidor, na mídia especializada, além do engajamento espontâneo em mídias sociais”, explica o diretor de criação, Gabriel Costa Alves.

Esse pequeno estabelecimento localizado no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, teve um planejamento integrado entre a arquitetura e o branding para vender seus produtos diferenciados, tais como, frutas e legumes de primeira classe, alimentos processados, sucos e produtos naturais e congelados Premium.

Materiais sustentáveis

A arquitetura do empório tinha como premissa remeter aos alimentos vendidos sem perder o ar rústico e acolhedor das frutas europeias. Dessa forma, o escritório procurou trabalhar com materiais naturais como tijolo maciço, madeira pinus, ladrilhos em formatos diferentes e muita pintura escura.

Através da utilização de um detalhamento fino e preciso, a rusticidade dos materiais brutos é quebrada com a riqueza de acabamento. Cada caixa da boutique, por exemplo, foi pensada e detalhada de forma racional, pois, todos os elementos deveriam se encaixar e fazer parte de um todo.

Projeto de iluminação

O uso proposital de grandes superfícies escuras, feitas para que frutas e produtos tivessem destaque e valor dentro da arquitetura, deram lugar à iluminação pensada para aumentar mais ainda essa sensação. “Era essencial para o projeto que as frutas tivessem o devido destaque, e essa possibilidade surgiu através do projeto luminotécnico eficiente”, completa.

Todo projeto foi pensado para valorizar e destacar a arquitetura da loja e os produtos vendidos, usando para lâmpadas de LED de última geração.

Sustentabilidade como premissa

A sustentabilidade foi um ponto importante durante todo o processo. “Utilizamos na execução do projeto madeira pinus certificada de reflorestamento, iluminação projetada para o uso de lâmpadas de LED, tijolos maciços fabricados com o conceito de sustentabilidade social e revestimentos cerâmicos produzidos por empresa comprometida com a sustentabilidade”, conta Gabriel.

Dificuldade x solução

O estabelecimento possui 40 metros quadrado de área construída, por consequência, a maior dificuldade para os arquitetos foi abrigar todas as necessidades em uma loja pequena. A solução inclui um balcão-café, banheiro para uso público e de funcionários, escada para o pavimento superior e uma pequena área de preparo, estoque, depósito e escritório.

Os arquitetos instalaram também um mezanino com estrutura metálica, para poder aumentar a área da loja e abrigar um acesso exclusivo ao staff para serviço. “Cada metro quadrado teve de ser aproveitado da maneira mais eficiente, para resolver todas as necessidades da melhor forma possível”, finaliza o arquiteto.


Escritório

SCH. Arquitetura + Design1 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 50

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo