> > > Biblioteca da PUC-RS

Biblioteca da PUC-RS

Biblioteca da PUC-RS
Projeto da Biblioteca Central PUC-RS aproveitou estrutura dos anos 1970 para erguer torre de 14 andares Foto/Imagem:Divulgação Santini & Rocha Arquitetos

Antigo x Novo

O projeto da Santini & Rocha Arquitetos é audacioso à medida que aproveita a estrutura antiga da Biblioteca Central da PUC-RS – de apenas três pavimentos – para colocar uma torre de 14 andares no centro, ampliando em mais de duas vezes a área construída do complexo, aproximando-se de 21 mil m².

Adequação de espaços

Nos dois primeiros pavimentos da torre foram criados ambientes para leitura com pés-direitos de várias alturas e iluminação difusa, alcançando cada setor da biblioteca. Os andares acima comportam áreas especiais, de pesquisa, estudo, administração e acervos históricos.

Reforma das áreas antigas

Na entrada principal, que marca o térreo da estrutura original, foi construída uma área de eventos interligada diretamente a um átrio de pé-direito triplo. Essa junção propicia uma ampla praça semiaberta, com capacidade acústica e de insolação. O ambiente funciona, ainda, como antecâmara da biblioteca.


Escritório

Santini & Rocha Arquitetos3 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Conclusão da obra: 2008
Área construída: 20.748

Tipo de obra:
Bibliotecas

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo