> > > Casa da Dica

Casa da Dica

Casa da Dica
Itabirito, uma cidadezinha mineira, foi o palco onde a arquiteta Roziane Faleiro desenhou uma bela casa de campo Foto/Imagem:Gustavo Xavier

Simplicidade charmosa


A Casa da Dica fica num terreno de 1.600 m² rodeado de natureza no bucólico município mineiro de Itabirito, que tem menos de 60 mil habitantes. O escritório de arquitetura Roziane Faleiro projetou uma residência simples, cujas portas podem ficar abertas, há conexão com o verde do entorno e cada cantinho é preenchido com memórias afetivas dos moradores.

Sua planta, com apenas 250 m², foi colocada no meio no terreno, aproveitando a topografia para criar meios níveis que setorizam o layout interno de forma harmoniosa.

Construção econômica

A sala de estar, a sala de jantar e cozinha ficam no primeiro pavimento e formam um só ambiente. Graças às esquadrias de madeira que ocupam boa parte da parede, os ambientes têm vista para a área externa, além de serem integrados a ela. Para a área intima, a solicitação foram cômodos compactos e com privacidade, sem deixar de serem charmosos e confortáveis.

A proprietária escolheu os revestimentos com base no custo-benefíco. Para Faleiro isso foi um desafio, uma vez que “foi necessário adaptar o design da casa aos desejos da cliente”.

A cozinha da residência é charmosa e acolhedora  (Foto:Gustavo Xavier) 

Memórias afetivas dão vida à decoração

“Na decoração, usamos objetos e móveis que faziam parte da história dos moradores. Distribuímos as memórias da família por toda a casa”, comenta a arquiteta. “O principal diferencial dessa casa é o charme de cada detalhe: um mobiliário afetivo, uma almofada, o ponto de luz que valoriza um objeto”, finaliza. Lembranças de viagens e presentes de amigos também compõem a decoração. Já a maioria dos móveis veio de outras casas e foi repaginada.

Veja outras casas de campo na Galeria da Arquitetura:

Residência Kurumim, do estúdio P.M. Arquitetura

Residência AP, do escritório Simone Meirelles Arquitetura e Interiores

Casa de Campo - São Paulo, do escritório Vanessa Féres Arquitetos Associados

 

Escritório

Roziane Faleiro1 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 1.600
Área construída: 250

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo