> > > Casa C

Casa C

Casa C
Projetada pelo escritório Martins Lucena Arquitetura, a Casa C possui um volume único e horizontal apoiado por pilares que lhe conferiu uma estética tipicamente modernista Foto/Imagem:Felipe Cavalcante

Construção contemporânea no litoral

Com uma arquitetura contemporânea e um programa funcional, a Casa C está localizada na praia de Intermares na cidade de Cabedelo, no litoral da Paraíba. Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório Martins Lucena Arquitetura, que procurou aproveitar ao máximo a proximidade com o mar e as incríveis paisagens do entorno.

Pilares sustentam construção

No projeto, os arquitetos optaram por criar um volume único e horizontal, apoiado por pilares que o elevam sobre a paisagem. “Adotamos uma estética modernista, baseada no estilo internacional. Tivemos como referência a obra de Walter Groupius – arquiteto alemão do século XX, fundador da Bauhaus”, conta o arquiteto Marcio Lucena.

O sistema construtivo da Casa C é composto por vigas, tirantes e pilares em concreto armado, organizados de maneira modulada e regular, além de estruturas metálicas que conferem leveza estrutural e permitem superar grandes vãos sem apoios (como na garagem e no espaço gourmet).

No andar térreo, os pilares que apoiam o andar acima formam, junto com as esquadrias, um extenso painel de vidro que promove a integração do exterior com interior.

“Os painéis de vidro, além de integrar os espaços, assumem outras duas funções: proporcionar transparência e amplitude, permitindo que a luz alcance todos os ambientes e regular a entrada de ventos, favorecendo a climatização natural”, explica o arquiteto Kleimer Martins. Outra medida sustentável da casa é a captação de água da chuva, por meio de uma cisterna, e o reaproveitamento para irrigação dos jardins.

Detalhes trazem identidade para projeto

Os ambientes internos contam com pé-direito duplo e aberturas amplas para as áreas verdes externas, além do jardim interno que sinaliza a escada e se estende para toda a área social, transmitindo uma atmosfera tranquila e acolhedora à edificação.

Os acabamentos escolhidos para a Casa C visam a estabelecer identidade para o projeto. Os arquitetos optaram por usar materiais como o concreto aparente, que conferiu sobriedade à edificação e estabeleceu uma forte ligação com a arquitetura modernista brasileira.

“A casa apresenta qualidades de um espaço de convívio, preparado para receber amigos e familiares de forma acolhedora. Assim, as áreas sociais, como salas, cozinhas e varandas, se unem cercadas por amplas áreas verdes e de lazer”, conclui Marcio Lucena.


Escritório

Martins Lucena Arquitetos4 projeto(s)

Local: PB, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 462
Área construída: 392

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo